Divulga Ciência Especial Agecom 25 anos

13/06/2017 12:13

 

 

 

Edição Especial nº 13 – junho de 2017

A 13ª edição do Divulga Ciência é comemorativa aos 25 anos da Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC. A divulgação da produção científica da Universidade já é realizada antes mesmo da criação da agência, em 3 de junho de 1992. Esse trabalho foi reconhecido em 1993 quando o setor recebeu o prêmio José Reis de Jornalismo Científico, concedido pelo CNPq, e considerado o mais importante do país.

O primeiro Divulga Ciência foi lançado em setembro de 2013 com o objetivo de abrir mais um canal junto aos pesquisadores e que o conhecimento possa chegar com credibilidade à comunidade universitária e à sociedade. O Guia de Fontes da Agecom é outra ferramenta que contribui para disseminar o saber. Nele concentra-se a relação dos pesquisadores da instituição e, por meio de um trabalho articulado, facilita o contato do pesquisador com os meios de comunicação. A primeira edição foi lançada em 1993 e é pioneira nas publicações do gênero. Em dezembro de 2015, a revista UFSC Ciência lançou seu primeiro número, com o propósito de ofertar material de divulgação de boa qualidade e aumentar a percepção do público sobre a relevância da ciência.

As matérias selecionadas para esta edição são uma pequena parcela do que a UFSC produz. E o compromisso do jornalismo científico da Agecom nestes 25 anos e para os que ainda virão é retornar à sociedade o que ela espera de uma universidade federal, pública e gratuita, com foco na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.


 

Laboratório da UFSC atua há mais de 20 anos em pesquisas na área de virologia humana e ambiental

Duas professoras da UFSC, das áreas de Farmácia e Biologia, depararam-se em suas jornadas acadêmicas com um objetivo em comum: desenvolver as primeiras pesquisas com vírus na Instituição. A parceria já existe há 23 anos e a ideia pioneira se consolidou e se projetou para além das salas de aula da Universidade. Leia mais.

Pesquisa analisa riscos da contaminação de mexilhões na Praia do Matadeiro

Um projeto de pesquisa de mestrado irá verificar possíveis riscos de contaminação de um tipo de cianobactéria tóxica em mexilhões da Praia do Matadeiro. Densas populações desta espécie, Cylindrospermopsis raciborskii, foram registradas na Lagoa do Peri desde a década de 1990 e, nos últimos 20 anos, são monitoradas pela Casan. Leia mais.

Estudo conclui que eventos extremos em SC ficaram mais frequentes nos anos de La Niña e neutralidade

Episódios intensos de precipitação são comuns em Santa Catarina. Em 2008, fortes chuvas causaram grandes inundações e deslizamentos de terra, afetando 1,5 milhão de pessoas, ocasionando 120 mortes e deixando 69.000 pessoas sem abrigo. Um trabalho da Pós-Graduação em Oceanografia da UFSC analisou alterações na periodicidade e intensidade dos eventos extremos no estado, entre 1979-1999 e 2000-2015, relacionadas ao fenômeno El Niño Oscilação Sul (ENOS). Leia mais.

Pesquisa indica padrões de conectividade genética distintos entre espécies de corais-de-fogo

Os padrões distintos de conectividade genética entre espécies de corais-de-fogo endêmicas e de ampla distribuição foram analisados em um artigo de uma doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFSC (em colaboração com pesquisadores de outras instituições brasileiras, da França, Colômbia, Holanda e Estados Unidos) publicado na revista Coral ReefsLeia mais.

Ônibus elétrico alimentado por energia solar da UFSC já rodou 10 mil quilômetros em primeira fase de testes

Inaugurado em dezembro de 2016, o ônibus elétrico, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da UFSC (Fotovoltaica), já rodou cerca de 10 mil quilômetros ao longo de dois meses de testes no trajeto entre a Universidade e o Sapiens Parque. O veículo realiza cinco viagens por dia, totalmente alimentado pela eletricidade solar gerada nas estruturas do Fotovoltaica. Leia mais.

UFSC inaugura Centro de Tecnologias Sociais para a Gestão da Água

A cerimônia de inauguração do Centro de Tecnologias Sociais para a Gestão da Água (Cetragua) da UFSC foi realizada no início do mês de maio de 2017. O prédio de 700 metros quadrados, construído próximo ao Hospital Universitário (HU), concretizou uma importante etapa do projeto TSGA. Leia mais.

Pesquisa em Engenharia Ambiental avalia sistema híbrido empregado no tratamento de esgoto sanitário

O estudo “Avaliação de um sistema híbrido de Wetlands Construídos empregado no tratamento de esgoto sanitário” é resultado da dissertação de mestrado defendida por Benny Zuse Rousso, em março de 2017, sob orientação do professor Pablo Heleno Sezerino. O trabalho foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da UFSC como parte integrante da linha de pesquisa do Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado (Gesad). Leia mais.

UFSC Joinville conquista 3º lugar em maratona com veículo elétrico mais eficiente da América Latina

Entre os dias 28 a 30 de abril, na cidade de Detroit, EUA, estudantes do Campus Joinville da UFSC participaram da Shell Echo Marathon Americas 2017, conquistando o terceiro lugar em eficiência competindo com veículos movidos à eletricidade de outras 27 universidades americanas. Leia mais.

Laboratório de Etologia e Bem-Estar Animal da UFSC lança manual em Equideocultura

O manual, de autoria da coordenadora do projeto de extensão, professora Denise Pereira Leme, aponta recomendações de manejo e indicadores individuais e ambientais para a avaliação do bem-estar de equinos. A identificação desses indicadores pode auxiliar aqueles que lidam diretamente com cavalos a corrigirem ou evitarem problemas comuns em práticas e procedimentos de rotina. Leia mais.

Tese da Pós-Graduação em Nutrição aborda discriminação por sobrepeso e bullying

Analisar a associação entre o sobrepeso e a obesidade com o bullying em alunos do município de Florianópolis foi o objetivo da tese de doutorado da aluna Sílvia Letícia Alexius, do Programa de Pós-Graduação em Nutrição (PPGN) da UFSC, sob a orientação da professora Arlete Catarina Tittoni CorsoLeia mais.

Sobre

Divulga Ciência é um boletim eletrônico produzido pela Agência de Comunicação (Agecom) com o objetivo de informar sobre a produção científica vinculada à UFSC.
Outras matérias de Jornalismo Científico publicadas no portal da UFSC neste link.

Edição: Rosiani Bion de Almeida
Coordenadoria de Divulgação e Jornalismo Científico

Acompanhe outras notícias da UFSC no Portal 
Confira a programação da TV UFSC

Agência de Comunicação (Agecom)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Campus Reitor João David Ferreira Lima, Trindade, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
agecom@contato.ufsc.br / (48) 3721-9602

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:
Facebook
TwitterInstagram