Agecom participa da comissão julgadora de concurso de redação e desenho dos alunos da rede municipal

01/11/2017 17:53

Fomentar os conceitos de educação ambiental para o maior número possível de crianças e adolescentes é uma das principais propostas do Recicla CDL na Escola. Por isso, a edição 2017 do concurso de redação e desenho voltado aos alunos da rede pública municipal de ensino superou as expectativas, em termos de escolas e estudantes inscritos desde sua criação, em 2011. 

O Recicla CDL na Escola levará uma missão especial a 152.102 mil alunos de 860 escolas municipais de 141 cidades catarinenses. Em 2016, 138.211 mil alunos de 800 escolas participaram do concurso. Os números de alunos em 2017 representam um acréscimo de quase 10% em relação ao ano passado.  

A Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC foi uma das entidades convidadas para fazer parte da Comissão Julgadora do concurso. No ano passado, o diretor da Agência, Artemio Reinaldo de Souza, representou a Universidade e neste ano, a coordenadora de Divulgação e Jornalismo Científico, Rosiani Bion de Almeida. O evento será realizado no dia 6  de novembro, às 9h, na sede da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), em Florianópolis. 

“Graças ao esforço das CDLs, as secretarias municipais de educação aceitaram participar do concurso. Nos engrandece saber do alcance do concurso e ver que o movimento lojista está ciente da importância dos cuidados com a natureza e o ambiente em que vivemos. Sabemos que a educação é o meio principal para alcançarmos as significativas mudanças que o mundo tanto precisa nas mais diversas áreas”, afirma o presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer, entidade organizadora do concurso. 

Neste ano, as crianças e os adolescentes do 1º ao 9º anos do ensino fundamental terão a missão de salvar o planeta do aquecimento global. Os alunos do 1º ao 5º anos farão desenhos em torno do tema “Se você fosse um herói da Liga Sustentável, o que faria para defender o planeta do aquecimento global?” e, os do 6º ao 9º anos, escreverão redações sobre o tema que visa alertar para os problemas provocados pelo aumento da temperatura da Terra. 

Falando na turminha de super-heróis, os integrantes da Liga embarcarão em uma aventura inédita no formato de desenho animado para salvar o planeta dos planos maquiavélicos do Dr. Imundo de destruir o planeta. Mas não é só isso. Uma novidade desta edição do concurso é uma playlist da Liga. São cinco músicas compostas e gravadas exclusivamente para o Recicla CDL na Escola. Suas letras divulgam conceitos e atitudes ligados à sustentabilidade ao público infantil. A Liga Sustentável também ganhou dois canais próprios, no Facebook e no Youtube, para interagir e ajudar a formar uma geração capaz de promover as mudanças necessárias para redução dos impactos das mudanças climáticas. 

Novas cartilhas, impressas e digitais, com conteúdo didático exclusivo, direcionadas para professores do ensino fundamental também já saíram do forno. Os materiais trazem sugestões e dicas de atividades de apoio pedagógico para melhor exploração do tema do concurso. O site do Recicla CDL na Escola foi repaginado para ganhar a identidade do tema “Mudanças Climáticas”. Lá estão inseridos materiais para as CDLs, educadores e alunos, incluindo as novas cartilhas, e os materiais de apoio enviados gratuitamente às CDLs aderentes para realização do concurso. 

Etapas e Premiação

O Recicla CDL na Escola será realizado em dois níveis, municipal e estadual. No primeiro, um trabalho de cada categoria é eleito pela CDL e comissão julgadora como vencedor municipal. Os ganhadores locais são premiados com um kit composto por mochila e material escolar. Em seguida, a redação e o desenho campeões de cada cidade inscrita no concurso são enviados para a sede da FCDL/SC, em Florianópolis, para passarem pela avaliação da comissão organizada da Federação. Os campeões em nível estadual, cinco de cada categoria, e seus professores orientadores são premiados com um tablet.