Especial Semana do Meio Ambiente UFSC: conscientização e debate em torno do ecossistema

12/06/2018 13:00

A TV Educativa da Universidade Federal de Santa Catarina (TV UFSC) e a Agência de Comunicação da UFSC (Agecom) acompanharam os principais acontecimentos realizados durante a Semana do Meio Ambiente UFSC 2018. Mesmo com a suspensão das aulas e a crise de abastecimento que acometeu o país no final do mês de maio, as mesas-redondas previstas para o dia 29 de maio foram mantidas. A Agecom registrou os debates em duas reportagens especiais: Evento sobre meio ambiente enfatiza a educação e a mudança no modelo de desenvolvimento do país e Semana do Meio Ambiente UFSC inicia-se com mesa-redonda sobre sustentabilidade em universidades. Diversas atividades foram acompanhadas pela equipe da TV UFSC, conforme as reportagens especiais abaixo.

O repórter Daniel Sporz participou da oficina Horta Residencial e registrou o passo-a-passo para que, mesmo os que não tiveram a oportunidade de estar na oficina, pudessem fazer a sua horta em casa. Quem mora em centros urbanos também pode produzir as suas próprias verduras e legumes, até mesmo dentro de casa, em potes ou vasos de flor. Confira algumas dicas na reportagem.

O repórter Nando Lisboa mostrou a oficina de Ecocaderno. Aos que não puderam participar, há duas opções de oficina permanente para aprender mais sobre o Ecocaderno: 1) Oficina sem inscrições nas segundas, quartas e sextas-feiras das 11h30 às 13h; 2) Oficina com inscrições nas quartas-feiras em dois horários: das 8h às 11h e das 14h às 17h. A Sala Verde fica no térreo da Biblioteca Universitária com acesso pela lateral externa do prédio (ao lado da Prae). Inscrições e mais informações podem ser obtidas por meio dos seguintes canais: Site, Facebook, (48) 3721-9044 (48) 3721-6469 e salaverde@salaverde.ufsc.br. Voluntários e oficineiros também podem se inscrever para colaborar com o projeto por meio de formulário eletrônico. Todas as atividades são gratuitas e abertas para a comunidade interna e externa da UFSC.

Os animais também foram inseridos na programação da Semana do Meio Ambiente. Além da visita técnicas realizada no Projeto Lontras dia 4 de maio, os bichos foram destaque na Feira de Ação promovida em frente à Reitoria da UFSC. O repórter Nando Lisboa esteve lá e trouxe dados alarmantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde existem atualmente 30 milhões de animais abandonados no Brasil, 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. O objetivo de incluir a Feira na programação da Semana do Meio Ambiente é dar um lar aos animais abandonados.

A última atividade a ser realizada pela Semana do Meio Ambiente UFSC 2018 será realizada no dia 20 de junho, das 8 às 12h, em uma visita técnica à Estação Ecológica de Carijós. Haverá transporte e a saída será em frente ao Centro de Cultura e Eventos da universidade.

Mais informações nos canais:

Página da Semana do Meio Ambiente

Página da UFSC Sustentável

Site da Coordenadoria de Gestão Ambiental

Daniel Sporz, Nando Lisboa e Maria Eduarda Dalponte e Nicole Trevisol / Equipe Agecom e TV UFSC / UFSC