Agência de Comunicação da UFSC
  • Em defesa da comunicação pública, do jornalismo científico e da identidade da UFSC

    Publicado em 06/12/2017 às 15:51

    A Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC comemorou, em junho de 2017, 25 anos de atuação. Criada em 1992, a Agecom vem desenvolvendo um importante trabalho em defesa da comunicação pública, do jornalismo científico e da preservação da identidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


  • UFSC é marca vencedora do IMPAR 2017 no Estado e na Grande Florianópolis

    Publicado em 29/11/2017 às 17:04

    Foto: Rubens de Oliveira D’Agostini

    Em cerimônia nesta terça-feira, 28 de novembro, no Square Corporate, em Florianópolis, as marcas mais lembradas e consumidas em Santa Catarina foram homenageadas na décima edição da Pesquisa IMPAR (Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional). Realizada pela RICTV/ Record TV e o Ibope Inteligência, o estudo reconhece as marcas de maior prestígio nas categorias Estadual, Grande Florianópolis e Destaque Catarinense.

    O Grupo RIC fez a entrega dos certificados para as empresas vencedoras na pesquisa. A UFSC, representada pelo chefe de Gabinete Aureo Moraes e pelo diretor da Agência de Comunicação (Agecom) Artemio Reinaldo de Souza, recebeu o prêmio como marca estadual e da Grande Florianópolis, no segmento “Faculdade ou Universidade”.
    Continue a leitura » »


  • Ato na UFSC à favor da autonomia universitária e contra o abuso de poder

    Publicado em 29/11/2017 às 11:29

    Um ato à favor da autonomia universitária e contra o abuso de poder foi realizado nesta segunda-feira, 27 de novembro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Diante dos fatos que ocorreram, há mais de três meses, que levaram à prisão – no dia 14 de setembro – e à morte – no dia 2 de outubro – do reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, a instituição busca formas de se posicionar perante à sua comunidade e à sociedade, no sentido de não aceitar, pura e simplesmente, os excessos cometidos pelas autoridades policiais e pela apuração e responsabilização civil e criminal dos agentes envolvidos na crise que se instalou, desde então, na Universidade. A Agecom e TV UFSC divulgaram amplamente a proposta em seus meios de comunicação e realizaram a cobertura ao vivo no canal e pelo Facebook, e matéria no site oficial.  
    Continue a leitura » »


  • ‘UFSC contra o Aedes’ leva conscientização a diversos setores

    Publicado em 28/11/2017 às 18:29

    Com o objetivo de desenvolver ações de conscientização à comunidade universitária no combate à dengue, zika vírus e chikungunya, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a campanha “UFSC contra o Aedes” iniciou com uma intervenção que mobilizou o campus Florianópolis, no bairro Trindade. A manhã de 23 de novembro foi atípica: com cerca de 1,8 metro de altura, um mosquito foi visto percorrendo três centros de ensino, a Reitoria e até o Restaurante Universitário (RU).

    A campanha que animou o campus, no entanto, possuía muito mais do que alguém fantasiado do famigerado mosquito. A iniciativa da Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) da UFSC visa ao combate às doenças associadas ao Aedes aegypti como transmissor. As ações desse dia marcam tanto o início da campanha quanto a retomada dos trabalhos da Comissão de Combate à Dengue. A data escolhida é estratégica por se tratar do princípio da época de maior risco de contágio, entre novembro e maio.
    Continue a leitura » »


  • Autonomia universitária e abuso de poder são temas de Aula Pública na segunda

    Publicado em 24/11/2017 às 15:03

    A Aula Pública “Resistência ao abuso de poder e ao fascismo” será realizada na segunda-feira, 27 de novembro de 2017, às 14h, no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Estão confirmadas as participações do senador Roberto Requião, do desembargador Lédio Rosa de Andrade, do procurador-geral de Santa Catarina João dos Passos Martins Neto, do padre Vilson Groh e do Coletivo Catarinense Memória, Verdade e Justiça.

    O evento tem apoio do Conselho Universitário (CUn) da UFSC, deliberado na sessão extraordinária do último dia 14 de novembro, como forma de a Universidade se posicionar quantos aos fatos ocorridos que levaram à prisão e à morte do reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.

    Saiba mais: 

    Órgão máximo da UFSC apoia aula pública sobre autonomia universitária e estado de exceção, dia 27

    Carta ao Conselho Universitário

    Continue a leitura » »


  • Faça sua voz valer!: aluno tem a oportunidade de avaliar seu curso e a UFSC

    Publicado em 24/11/2017 às 14:58

    Faça sua voz valer! A partir desta segunda-feira, dia 27 de novembro, você, aluno de graduação da UFSC poderá avaliar o seu curso e a Universidade. Não perca esta oportunidade. A pesquisa é rápida, leva menos de 10 minutos.

    É assegurado o sigilo na consulta. O anonimato evita o constrangimento e dá liberdade ao aluno para indicar os pontos que julgar necessários. Quanto maior a participação, mais fácil para a UFSC identificar os problemas a serem resolvidos.

    A pesquisa é realizada no sistema Collecta. A partir desse dia, o acesso ao questionário será pelo sistema de autenticação centralizado da UFSC, onde o aluno é automaticamente convidado a participar, ou por meio do link collecta.sistemas.ufsc.br.

    Não esqueça: a avaliação é o único instrumento legal e institucional, respaldada pelo Ministério da Educação (MEC), que dá voz ao aluno.
    Continue a leitura » »


  • ‘Em nome da inocência: Justiça’, uma crônica quadro a quadro de Luiz Carlos Cancellier

    Publicado em 23/11/2017 às 16:06

    Organizado pelo deputado estadual Jailson Lima da Silva e pelo desembargador Lédio Rosa de Andrade, o documentário “Em nome da inocência: Justiça” foi exibido no dia último dia 21 de novembro, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em sessão especial “in memoriam” ao reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Cancellier de Olivo.

    O material contém trechos de reportagens sobre a prisão de Cancellier, depoimentos de ex-alunos, colegas de trabalho, profissionais do Direito, jornalistas e lideranças públicas, destacando a figura humana e profissional do ex-reitor, bem como críticas à forma como foi conduzida à operação que levou à sua prisão.

    Assista ao documentário:


  • Dona Glória, que trabalha na Agecom, é entrevistada no TJ UFSC

    Publicado em 23/11/2017 às 14:52

    Com a correria do final do semestre, muitas vezes a gente passa pelos funcionários que limpam as salas ou o nosso campus e nem sequer cumprimentamos eles com um “bom dia, boa tarde”. Mas essas pessoas são muito importantes para o dia-a-dia da universidade, por isso hoje nós vamos conhecer uma figura muito querida pelos servidores da Agência de Comunicação da UFSC.

    Editores responsáveis: Felipe Sales e Luiza Morfim
    Orientação: Antonio Cláudio Brasil e Cárlida Emerim
    Telejornal universitário diário produzido pelos estudantes de Jornalismo da UFSC


  • Documentário homenageia reitor Luiz Carlos Cancellier

    Publicado em 21/11/2017 às 12:54

    Um documentário sobre o reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, falecido em 2 outubro, foi exibido durante a abertura do XXVI Congresso Nacional do CONPEDI, realizado em São Luís, Maranhão, de 15 e 17 de novembro, com a participação de cerca de 1.400 pessoas.

    Produzido pela TV CONPEDI, o vídeo fez parte da homenagem póstuma oferecida ao reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em virtude de seu repentino falecimento. Na ocasião, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, “Cau”, como era conhecido pelos mais íntimos, recebeu o título de sócio honorário do CONPEDI em reconhecimento aos serviços prestados à pesquisa e à pós-graduação em Direito no Brasil. 

    Para além de exaltar o acadêmico, o profissional dedicado, o defensor da universidade pública e das instituições democráticas, o documentário “Cau” traz uma reflexão crítica acerca do papel das ações que autoridades públicas e a mídia desempenham ao ferir profundamente as garantias fundamentais do direito.

    A Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC disponibilizou material de seu acervo, entre textos, vídeos e fotos, para a produção do documentário.

    Assista à produção, também disponível no youtube:

     


  • Agecom representa UFSC em concurso de educação ambiental

    Publicado em 07/11/2017 às 10:02

    Ivan Roberto Tauffer, presidente da FCDL, abriu os trabalhos da comissão julgadora do Recicla CDL na Escola. Foto: FCDL

    Os ganhadores da 7ª edição do Concurso de Redação e Desenho Recicla CDL na Escola foram escolhidos nesta segunda-feira, 6 de novembro, na sede da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), em Florianópolis. O concurso de educação ambiental é voltado a alunos do 1ª ao 9º anos das escolas do ensino fundamental, da rede municipal de Santa Catarina.

    A edição bateu recordes de adesão em termos de número de alunos (152 mil) e de escolas participantes (860). Com o tema “Se você fosse um herói da Liga Sustentável, o que faria para defender o planeta do aquecimento global?”, os alunos se envolveram com a turma de super-heróis, criada para auxiliar os jovens nas tarefas, e embarcaram no universo da cooperação e da importância da ação individual nos cuidados contra o aquecimento do planeta.
    Continue a leitura » »