Agência de Comunicação da UFSC
  • Comunicação das Universidades sofrerá alterações durante período eleitoral

    Publicado em 25/06/2018 às 13:31

    O que é liberado e vedado nas divulgações de notícias. Confira a apresentação completa aqui.  (Fonte: Secom/Governo Federal)

    A partir de 7 de julho de 2018, quando começa o período eleitoral no Brasil, os meios de comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), assim como de todas as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do país, deverão seguir determinadas diretrizes de divulgação, em respeito às Instruções Normativas nº 1 e 2, da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. A medida terá efeito até 7 de outubro, caso se encerre o período eleitoral em primeiro turno, ou até 28 de outubro em caso de segundo turno.

    De acordo com as Instruções Normativas, elaboradas a partir da legislação eleitoral, o conceito de publicidade engloba toda ação de difusão de informação, inclusive os conteúdos noticiosos. Na edição deste ano, as orientações estão mais rigorosas nesse sentido.

    A medida afeta a veiculação de notícias no site de Notícias da UFSC, o Divulga UFSC, o Calendário de Eventos, as redes sociais institucionais (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube), a TV UFSC, entre outros. Páginas de Centros de Ensino, Departamentos, Programas de Pós-Graduação e setores administrativos também deverão obedecer às normas, uma vez que estão sob o domínio ufsc.br.
    Continue a leitura » »


  • Vestibular de julho da UFSC movimenta mais de 9 mil inscritos em clima de tranquilidade

    Publicado em 10/07/2018 às 18:00

    Maria Luiza Ferraro preside a Coperve, que é a organizadora do Vestibular da UFSC. Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC

    As tardes do último final de semana e desta segunda-feira em Florianópolis e no interior do estado, além de frias foram movimentadas para mais de 9 mil pessoas que realizaram as provas do Vestibular UFSC 2018-2 e as mais de mil que trabalharam no concurso. No dia seguinte, dia 10, Santa Catarina amanheceu com a temperatura mais baixa e a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) – organizadora de todo o concurso – iniciou uma nova etapa de processamento das informações a fim de trazer o resultado, o mais rápido possível, à sociedade. O trabalho atual concentra-se na avaliação das pontuações mínimas em cada disciplina – ponto de corte – e na correção da Redação e das questões discursivas.
    Continue a leitura » »


  • ‘Sociologia da ação coletiva’, lançamento da EdUFSC, tem a proposta de ser um livro didático

    Publicado em 10/07/2018 às 17:30

    Agripa Faria Alexandre, autor do livro. Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC.

    Sociologia da ação coletiva“, novo lançamento da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) tem a proposta de ser um livro didático. “Escrevi para estudantes de graduação e pós-graduação. Ele não tem um enfoque inédito, embora haja uma tentativa de se fazer um balanço reflexivo sobre o tema. Mas não pretendo, com esse material, trazer algo de novo. É um livro didático, para alcançar o público que está se apropriando dessa abordagem”, explica Agripa Faria Alexandre, autor da obra e professor visitante do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC).
    Continue a leitura » »


  • MEC nomeia Ubaldo Cesar Balthazar reitor da UFSC

    Publicado em 04/07/2018 às 11:00

    Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

    O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 4 de julho de 2018, a nomeação do professor Ubaldo Cesar Balthazar para o cargo de reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em mandato de quatro anos. O Decreto pode ser acessado neste link e foi assinado pelo Presidente da República e pelo Ministro da Educação.

    A votação da Consulta Pública para reitor 2018 contou com três candidatos (52, Ubaldo Cesar Balthazar; 57, Edson Roberto De Pieri; 80, Irineu Manoel de Souza) e ocorreu, em primeiro turno, no dia 28 de março. O segundo turno foi realizado no dia 11 de abril, sendo que Ubaldo obteve 56,19% dos votos (resultado oficial do segundo turno). Mais de 40 mil eleitores estavam aptos a comparecer às urnas, envolvendo estudantes e servidores dos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. Depois, em 11 de maio, teve o nome confirmado em sessão especial do Conselho Universitário, com mais de 87% dos votos de conselheiros. 
    Continue a leitura » »


  • Carta dos catarinenses sobre CT&I busca soluções de desenvolvimento sustentável

    Publicado em 29/06/2018 às 11:12

    A Carta dos Catarinenses sobre Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) já recebeu assinaturas de cerca de 30 instituições e mais de 160 pessoas durante a Audiência Pública ocorrida no dia 20 de junho de 2018, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

    O documento busca soluções criativas para o desenvolvimento sustentável e quer contribuir para a redução das desigualdades, apontar para o uso racional de nossos recursos naturais, estimular e promover o caráter inovador da sociedade catarinense.

    Pessoa física ou representante de entidade, que se identifica com as propostas e demandas apontadas no documento, pode incluir seu nome entre os signatários e, também, ajudar a angariar mais assinantes, compartilhando este convite com colegas e instituições parceiras. 
    Continue a leitura » »


  • Ex-fotógrafo da Agecom é um dos personagens de Flecha Dourada, filme exibido no FAM 2018

    Publicado em 25/06/2018 às 13:25

    Jonas, o imortal Deiris Salaam. Foto: Acervo Agecom/UFSC

    Muita gente não sabe, mas Deiris Salaam era o alter-ego de Jones João Bastos, que atuou por mais de 40 anos como fotógrafo da Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC  e é um dos personagens citados no curta Flecha Dourada, dirigido por Cíntia Bittar e exibido no FAM 2018.

    “Jonas”, como era conhecido na UFSC, integrava a trupe de Águia Veloz, Mercury, Cometa, Sombra e Tauros, formando o grupo Golden Flecha, criado por Germinal Moreira, indígena que andava vestido como se estivesse na aldeia e que criou o personagem–título, um lutador que usava capa, máscara e calção estampados de oncinha.
    Continue a leitura » »


  • Audiência pública enfatiza importância da ciência para um projeto de nação soberana e civilizada

    Publicado em 22/06/2018 às 14:35

    Audiência pública sobre CT&I, na Alesc, é marcada pela representatividade

    Discutir o futuro da ciência em Santa Catarina e no Brasil teve forte apelo junto à sociedade e trouxe muitos interessados para a Audiência Pública nesta quarta-feira, 20 de junho, na “casa do povo” e com apoio dos agentes políticos que têm o papel de legislar e fiscalizar. Além dos que compareceram ao Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), houve participação massiva do público pela internet, televisão e rádio, e o interesse das pessoas pela causa fortalece a mobilização que busca saídas para a crise sem precedentes que atinge os sistemas brasileiro e catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

    Na condução da audiência, os deputados estaduais, Cleiton Salvaro – presidente da comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Alesc -, Dirceu Dresch – vice-presidente -, e Fernando Coruja, o embaixador do Estado de Israel, Yossi Shelley, os professores da UFSC, André Ramos – secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC-SC) -, e Sergio Luiz Gargioni – presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e os presidentes da SBPC Nacional, Ildeu de Castro Moreira, e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich.
    Continue a leitura » »


  • Secretaria de Comunicação Social disponibiliza às IFES normas de publicação no período eleitoral

    Publicado em 18/06/2018 às 11:06

    Em virtude do período eleitoral, os meios de comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deverão seguir as Instruções Normativas nº 1 e 2, publicadas no Diário Oficial e disponibilizadas pela Secretaria de Comunicação Social (Secom). O Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom/Andifes) orienta sobre o comportamento dos canais institucionais no período que inicia no dia 7 de julho e segue até 7 de outubro, caso se encerre o período eleitoral em primeiro turno, ou até 28 de outubro em caso de segundo turno.

    Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018

    Instrução Normativa nº 2, de 20 de abril de 2018

    Perguntas Frequentes

    Modelos de publicidades permitidas e proibidas

     

     


  • Especial Semana do Meio Ambiente UFSC: conscientização e debate em torno do ecossistema

    Publicado em 12/06/2018 às 13:00

    A TV Educativa da Universidade Federal de Santa Catarina (TV UFSC) e a Agência de Comunicação da UFSC (Agecom) acompanharam os principais acontecimentos realizados durante a Semana do Meio Ambiente UFSC 2018. Mesmo com a suspensão das aulas e a crise de abastecimento que acometeu o país no final do mês de maio, as mesas-redondas previstas para o dia 29 de maio foram mantidas. A Agecom registrou os debates em duas reportagens especiais: Evento sobre meio ambiente enfatiza a educação e a mudança no modelo de desenvolvimento do país e Semana do Meio Ambiente UFSC inicia-se com mesa-redonda sobre sustentabilidade em universidades. Diversas atividades foram acompanhadas pela equipe da TV UFSC, conforme as reportagens especiais abaixo.

    Continue a leitura » »


  • Audiência Pública debate Ciência, Tecnologia e Inovação em Santa Catarina

    Publicado em 07/06/2018 às 15:14

    Para discutir de forma ampla, democrática e suprapartidária, a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) como Política de Estado em Santa Catarina, será realizada Audiência Pública no dia 20 de junho (quarta-feira), às 9h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Estão confirmadas as participações dos presidentes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), respectivamente, Ildeu de Castro Moreira, Luiz Davidovich e Sérgio Gargioni.

    Em 2017, a Secretaria Regional da SBPC em Santa Catarina deu início a uma articulação envolvendo diferentes setores ligados à ciência no estado, no intuito de buscar saídas para a crise sem precedentes que atinge os sistemas brasileiro e catarinense de CT&I. Acompanhando um movimento nacional que vem sendo liderado pela SBPC e pela ABC, a Secretaria abriu canais de diálogo junto aos poderes executivo e legislativo e, paralelamente, começou uma série de reuniões abertas na capital e no interior, que congrega as principais instituições de ensino e pesquisa de cada região, além de outras organizações representativas da sociedade catarinense.
    Continue a leitura » »