Agência de Comunicação da UFSC
  • Serviços da Agecom

    Publicado em 23/11/2018 às 17:07

    A Agecom localiza-se ao lado do Centro de Cultura e Eventos e da Gráfica

    A Agência de Comunicação (Agecom) é o setor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) responsável pela divulgação de matérias jornalísticas e de eventos no portal da UFSC, nos boletins eletrônicos Divulga UFSC e Semana UFSC, na revista UFSC Ciência, nas redes sociais FacebookTwitter e Instagram, pela Identidade Visual e pela guarda da Memória Fotográfica da instituição. Também realiza coberturas fotográficas e campanhas institucionais.


    Nossos serviços:

    Redação – (48) 3721-9601/9602 ou e-mail

    • Portal da UFSC e Revista UFSC Ciência

    Sugestão de pautas, pedidos de divulgação de eventos e publicação de matérias no site oficial ufsc.br
    Público-alvo: comunidade interna e externa
    Acesse o Formulário de divulgação no site

    • Atendimento à imprensa

    Repasse de fontes (especialistas que tratam de temas do cotidiano local e nacional) à imprensa externa.

    • Guia de Fontes

    Inserção do(a) pesquisador(a) no Guia de Fontes, o qual disponibiliza servidores docentes, técnico-administrativos em Educação e alunos de pós-graduação da UFSC.

    • Agentes de Comunicação/Seção Comunica

    Assessoria aos setores da instituição nos seus processos de comunicação organizacional.


    (48) 3721-9601 ou e-mail

    • Pedidos de cobertura fotográfica / Redes Sociais

    E-mail:
    Público-alvo: comunidade interna

    • Divulga UFSC

    E-mail:
    Público-alvo: comunidade interna
    Acesse o Formulário de divulgação

    • Semana UFSC

    E-mail
    Público-alvo: imprensa


    (48) 3721-4558

    • Identidade Visual e campanhas institucionais

    E-mail:
    Público-alvo: comunidade interna


    (48) 3721-9233

    • Serviço de Clipagem (física e eletrônica) e disponibilização de material da UFSC para pesquisa

    Público-alvo: comunidade interna e externa


    (48) 3721-2818

    • Memória Fotográfica (Acervo)

    Público-alvo: comunidade interna e externa

    Continue a leitura » »


  • ‘Vida UFSC’: nova série de vídeos retrata o cotidiano na universidade

    Publicado em 04/12/2018 às 14:14

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é constituída e estruturada por pessoas. Técnicos, docentes, estudantes e funcionários terceirizados que dedicam parte significativa de suas vidas ao desenvolvimento e fortalecimento da instituição.

    O Projeto Vida UFSC, desenvolvido pela Agência de Comunicação da UFSC (Agecom), nasceu com o propósito de demonstrar um pouco da construção coletiva da Universidade: o cotidiano, a rotina, o trabalho e a percepção das pessoas que compõem a comunidade universitária.

    O objetivo é retratar um pouco da realidade cotidiana desse ecossistema educacional dinâmico e pulsante, cuja soma de esforços gera resultados para toda a sociedade.

    Os vídeos podem ser acessados nas mídias sociais da UFSC e serão lançados quinzenalmente.

    Conheça o Mauro Coelho, que trabalha há 34 anos na Imprensa Universitária:


  • Curso capacita segunda turma de Agentes de Comunicação da UFSC

    Publicado em 03/12/2018 às 15:13

    A capacitação formou 30 novos Agentes de Comunicação. Foto: Henrique Almeida/Agecom

    O curso de Agentes de Comunicação, ministrado durante três dias (28, 29 e 30 de novembro) na sala Lantana do Centro de Cultura e Eventos, foi promovido pela Seção Comunica da Agência de Comunicação da UFSC e capacitou 30 novos agentes que irão integrar o Grupo de Trabalho que atua há mais de um ano no aprimoramento dos processos de comunicação da UFSC. A capacitação foi ministrada pela servidora aposentada, Ana Carine Garcia Montero, idealizadora do projeto, e teve o apoio do coordenador e presidente do GT, Ricardo Torres.

    Capacitação foi encerrada na Agecom. Foto: Pipo Quint/Agecom

    A abertura do curso contou com a participação da diretora da Agecom, Mayra Cajueiro Warren e do chefe de gabinete da reitoria, Áureo Mafra de Moraes e de alguns agentes que já integram o grupo. Na oportunidade foram destacados o papel importante que o GT de agentes vem desempenhando e os resultados significativos que alcançou no primeiro ano de atividades. “Os agentes de comunicação estão desempenhando um trabalho de mediação e aproximação dos setores que é fundamental para aprimorarmos os resultados alcançados pela Agecom”, destacou a diretora.
    Continue a leitura » »


  • Felicidade e gratidão compuseram a cerimônia aos 130 aposentados da UFSC

    Publicado em 29/11/2018 às 13:05

    O momento era de emoção. Nos olhos brilhantes e nos sorrisos largos foi possível presenciar que uma nova fase se iniciava. De março a novembro de 2018, 130 servidores técnico-administrativos e docentes se aposentaram na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e, para celebrar esse conquista, a Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) realizou na tarde de quarta-feira, 28, no Auditório da Reitoria, uma cerimônia de homenagem.

    Emocionada, a servidora aposentada do Departamento de Arquitetura, Vera Helena Moro Bins Ely, usou a palavra livre para falar sobre a gratidão pela universidade nestes 36 anos de trabalho. “O meu sentimento é de gratidão, pois construí uma vida aqui. Essa cerimônia é muito importante para reconhecer o trabalho e a dedicação que tivemos com essa instituição, que faz parte da minha vida e da minha família. Sou feliz com a minha aposentadoria, tenho viajado, cuidado de mim e, para 2019, vou investir na minha educação e aprender italiano. Há felicidade fora do trabalho, sejam felizes”.

    O evento é realizado com o objetivo de agradecer e reconhecer a dedicação, a competência e o comprometimento dos servidores ao construírem uma universidade que é destaque no cenário nacional e internacional.

    A frase ‘Sua contribuição para história da UFSC jamais será esquecida’ estava no certificado entregue aos aposentados. José Antônio do Nascimento Filho segurava o seu entre as mãos. Aos 57 anos, Nico, como é conhecido na Imprensa Universitária, se planeja para viver aquilo que almejou ainda jovem: se aposentar. “Estou fazendo o que me planejei para fazer neste momento, que é estar livre para ir ao futebol, ir à praia, viajar. Sinto pela UFSC uma grande alegria, um sentimento de prazer por ter trabalhado aqui”.
    Continue a leitura » »


  • Agecom apresenta nova marca da Biblioteca Universitária

    Publicado em 23/11/2018 às 16:00

    Nesta quinta-feira, 22 de novembro, no evento em comemoração aos 50 anos da Biblioteca Universitária (BU/UFSC), a coordenadora de Design e Programação Visual da Agência de Comunicação (CDPV/Agecom), Audrey Schmitz Schveitzer, apresentou a nova marca gráfica da Biblioteca. Os servidores puderam acompanhar no auditório Elke Hering o processo de criação que tomou como base o trabalho conceitual desenvolvido pelo Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (Logo), ligado ao curso de Design da Universidade. Além disso, buscou relacionar a nova marca tanto com a anterior como com a Identidade Visual da instituição, potencializando assim a sua identificação com os servidores e os usuários do setor.

    O desenvolvimento do projeto ocorreu a partir de reuniões, intercaladas com rodadas de criação, com a Comissão de Comunicação da BU e com os participantes do Logo, a fim de apresentar o andamento do projeto e trocar impressões sobre as alternativas geradas. O intuito da Agecom foi tornar o processo participativo do início ao fim.
    Continue a leitura » »


  • Agentes de Comunicação apresentam ‘Projeto Orgulho de Ser UFSC’ ao Reitor

    Publicado em 22/11/2018 às 9:33

    Na terça-feira, 20 de novembro, os Agentes de Comunicação da UFSC apresentaram e realizaram a entrega do “Projeto Orgulho de ser UFSC” ao reitor Ubaldo Cesar Balthazar. O encontro ocorreu na sala de reuniões do gabinete da reitoria e contou com a participação da diretora da Agência de Comunicação da UFSC (Agecom), Mayra Cajueiro Warren e de parte dos integrantes do Grupo de Trabalho (GT) de Agentes de Comunicação.

    O ato de entrega do “Projeto Orgulho de Ser UFSC” ocorreu no dia 20 de novembro de 2018

    O GT foi criado em 2017 com o objetivo de atuar nos processos setoriais de comunicação organizacional da instituição sob a coordenação da Seção de Apoio ao Sistema de Comunicação Educativa (Comunica) da Agecom. Ao longo do período de atividades o grupo de Agentes de Comunicação elaborou o “Projeto Orgulho de Ser UFSC” que reúne um diagnóstico de diferentes aspectos relacionados a comunicações organizacional da universidade, além de um conjunto de metas e estratégias que pretendem mitigar os problemas encontrados.

    A partir de ações comunicacionais educativas o projeto busca aproximar, integrar e difundir informações que subsidiem a construção e o desenvolvimento do conhecimento na universidade. Conforme o reitor Ubaldo Cesar Balthazar, o projeto é bem vindo e está alinhado às expectativas da gestão da UFSC. “Esse é um projeto de longo prazo que exige persistência e trabalho contínuo”, destacou.
    Continue a leitura » »


  • UFSC recebe Prêmio IMPAR 2018 como marca mais lembrada no Estado e na Grande Florianópolis

    Publicado em 21/11/2018 às 13:30

    A diretora da Agecom, Mayra Cajueiro Warren, representou a UFSC durante a premiação. (Foto: Divulgação)

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu duas premiações como a marca mais lembrada na categoria Faculdade ou Universidade no Estado de Santa Catarina e na Grande Florianópolis. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu nesta terça-feira, 20 de novembro, na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis.

    Esta foi a 11ª edição da Pesquisa IMPAR (Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional). Realizada pela RICTV/ Record TV e o Ibope Inteligência, o estudo reconhece as marcas de maior prestígio nas categorias Estadual, Grande Florianópolis e Destaque Catarinense.

    O Grupo RIC fez a entrega dos certificados para as empresas vencedoras na pesquisa. A UFSC, representada pela diretora da Agência de Comunicação (Agecom) Mayra Cajueiro Warren, recebeu o prêmio como marca estadual e da Grande Florianópolis, na categoria “Faculdade ou Universidade”.
    Continue a leitura » »


  • 5º Ciclo de Palestras em Geociências homenageia alunos, professores, técnicos e parceiros

    Publicado em 20/11/2018 às 17:40

    O foco da abertura do V Ciclo de Palestras em Geociências, na manhã desta terça-feira, 20 de novembro, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), foi agradecer as muitas pessoas que colaboraram, direta e indiretamente, com a iniciativa. Os resultados têm sido tão positivos que os próximos eventos terão um formato itinerante, com realização também no exterior. E em 29 de maio de 2019, no “Dia do Geógrafo”, será lançado o livro que reúne toda a trajetória do Ciclo. As boas notícias foram reveladas pela professora Angelita Pereira, a maior entusiasta deste projeto que integrou a Geografia, a Geologia e a Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

    De aluna a professora, Angelita construiu sua história na Universidade desde 1993. Conduziu a homenagem com o cuidado de não esquecer nenhum nome, de toda e qualquer participação, seja aluno, professor, técnico-administrativo, parceiro, que segundo a pesquisadora “lhe proporcionaram um grande aprendizado. Sou muito grata a essas pessoas e à UFSC”. Ressaltou que não foi obteve recursos financeiros e o que fez a diferença foram os muitos apoiadores que se somaram ao longo dos anos. Entre os homenageados da UFSC: Reitoria, departamentos, Agência de Comunicação (Agecom), Imprensa Universitária (Gráfica) e Ouvidoria.
    Continue a leitura » »


  • Agecom participa da comissão julgadora do concurso Recicla CDL

    Publicado em 19/11/2018 às 15:23

    Na quarta-feira, 14 de novembro, foram conhecidos os campeões da fase estadual do concurso “Recicla CDL na Escola 2018”. A comissão julgadora do concurso de educação ambiental, que contou com um representante da Agecom, reuniu-se na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Florianópolis, para eleger as cinco melhores redações e os cinco melhores desenhos feitos sobre o tema “O que você pode fazer para promover um consumo consciente?”.

    Comissão julgadora contou com a participação da Agecom. Fotos: FCDL/SC

    O jornalista Ricardo Torres (responsável pela Seção de Apoio ao Sistema de Comunicação Educativa – Comunica) representou a Agecom na comissão que contou com os seguintes integrantes: Ariéli Silva (Coordenadora de Marketing da empresa Leo&Leo); Camile Silva (Supervisora de Comunicação e Marketing); Cláudio Dutra (Diretor Presidente da Marcca Comunicação); Fábio Suzuki (Analista de Criação da FCDL/SC); João Carlos Dela Roca (Assessor Institucional da FCDL/SC); Luciana Martins Cavalcante (Executiva de Contas do grupo NSC Comunicação); Mirta Piriz (Diretora de Marketing do SBT-SC); Sirlei Aparecida Locatelli (Coordenadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Santo Amaro da Imperatriz).

    Em seus trabalhos, os estudantes trouxeram ideias importantes sobre a forma de consumo do mundo moderno e de que forma se pode transformar hábitos para se manter saudáveis os recursos naturais do planeta, fornecedores das matérias primas utilizadas na maioria dos itens existentes no mundo moderno.
    Continue a leitura » »


  • Cumplicidade como alicerce para a construção das narrativas literárias: e-book comemora 90 anos de Eglê Malheiros

    Publicado em 13/11/2018 às 9:30

    Eglê Malheiros em Salim Miguel. Salim Miguel em Eglê Malheiros. A escrita de um está viva na obra de outro, e vice-versa. Não há como desassociar que a fala, os traquejos e os trejeitos dos autores se mesclam em suas obras e são sentidos pelo leitor ao passar os olhos pelas palavras vivas dos escritores.

    A cumplicidade é vívida a partir de janeiro de 1948 quando o poema de Eglê, “Nove badaladas repletas de luar…”, publicado na página 3, e o Editorial de Salim que salienta a publicação de ideias, compõem a primeira edição da Sul – Revista do Círculo de Arte Moderna. Os 14 textos publicados nessa primeira edição por jovens intelectuais catarinenses do Grupo Sul representam o debate de ideias em torno da literatura, com o sentido artístico, mas sem desvencilhar da visão crítica em torno de aspectos políticos, econômicos e sociais aos quais a sociedade local passava: “O homem moderno não pode ignorar, totalmente, a maravilhosa complexidade e as reais transformações da vida que o rodeia, nem as <realidades psicológicas> da sua própria vida. […] O Sul, que hoje apresentamos, em Florianópolis, se propõe, na medida das coisas possíveis, revelar os valores novos e acompanhar as ideias do mundo atual no campo da filosofia, da ciência, da cultura e, principalmente, no campo das letras e das artes”, diz o diretor Anibal Nunes Pires.
    Continue a leitura » »