Guia de Fontes (2010)

Capa do Guia de Fontes da UFSC

Guia de Fontes da UFSC

Lançamento do Guia de Fontes nos 50 anos da UFSC em 2010

Acesse aqui: Guia de Fontes da UFSC – Agecom 2010

A UFSC é uma das pioneiras na organização de publicações do gênero, recomendadas pela Associação Brasileira de Jornalismo Científico.

A primeira edição do Guia de fontes foi lançada em 1993 e a segunda em 1998.

Nesta terceira edição, em 2010, organizada, como nas anteriores, pela equipe da Agecom, se adotou como suporte a Plataforma Lattes, base de dados organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que reúne currículos de pesquisadores e professores das instituições de ciência e tecnologia.

A coleta de dados foi efetivada a partir da lista de professores ativos na universidade, das informações registradas nos sites dos centros de ensino e dos currículos Lattes, atualizados até setembro de 2009.

Além da distribuição da versão impressa, o guia será disponibilizado on-line, com a possibilidade de busca por palavras-chave (assuntos) e/ou pelo nome dos pesquisadores, tornando-se uma ferramenta para auxiliar a mídia no contato com os pesquisadores, além de incrementar a divulgação da produção científica e tecnológica da universidade.

A professora e pesquisadora Débora Peres Menezes, pró-Reitora de Pesquisa e Extensão, escreveu na orelha da publicação que “um guia de fontes funciona como um ótimo localizador/buscador de linhas de pesquisa, publicações de ponta, potenciais orientadores, projetos sociais, parceiros em tecnologias duras, sociais e biológicas, entre outros dados, e é natural que seja construído a partir dos dados dos pesquisadores da instituição.“

1 – Procura por termos pelo Acrobat Reader

Veja rápido tutorial abaixo.Guia de Fontes - Pesquisa por termos
2 – Procura por listas de pesquisadores e assuntosVocê pode procurar termos no Guia de Fontes usando os links do arquivo PDF.
Veja rápido tutorial abaixo.Guia de Fontes - LinksGuia de Fontes - Links 2

3 – Acesso aos currículos dos pesquisadores

Basta clicar sobre o link do Currículo Lattes de cada pesquisador para acessar seu currículo.

Guia de Fontes - Acesso aos currículos