Mídias Sociais

A Agecom também marca sua presença na gestão das principais redes sociais. Com páginas e perfis oficiais estamos conectados a mais de 400 mil usuários, levando informação e proporcionando interação, tornando essas redes eficientes canais de comunicação entre a UFSC e seus públicos.

Para publicações de conteúdos nas redes sociais da UFSC entre em contato pelo telefone (48) 3721-2825 ou e-mail midiassociais.agecom@contato.ufsc.br.

Orientações gerais

  • Facebook – A página oficial da UFSC é destinada para ações que envolvam o público externo e/ou vários públicos internos simultaneamente (estudantes e servidores). Divulgação de informações que precisam atingir um público amplo. Utiliza como base as notícias veiculadas no portal da UFSC.
  • Instagram – Rede destinada à publicação de conteúdo multimídia (imagens e vídeos) com foco no público externo. As peças devem apresentar qualidade, formato adequado aos dispositivos e validação pelos profissionais da Secom. Notícias efêmeras são veiculadas por meio da ferramenta stories (duração de 24h). Postagens ao público interno no feed serão avaliadas caso a abrangência do tema alcance mais de um segmento acadêmico (estudantes e servidores), simultaneamente. 
  • Twitter – Destinada prioritariamente para disseminação de ações que envolvem o público externo e/ou vários públicos internos simultaneamente (estudantes e servidores). Informações de amplo interesse e com foco na divulgação científica da UFSC. Reportagens de destaque serão trabalhadas por meio de fios (threads) para melhor adequação ao formato da rede social. 
  • LinkedIn – Destinada prioritariamente ao público externo e egressos da UFSC. Divulgação com foco em pesquisa, inovação e relacionamento com a sociedade (empresas, entidades, associações, poder público, etc.). Foco na divulgação de programas de pós-graduação e demais cursos oferecidos pela universidade (oportunidades de aperfeiçoamento profissional). 
  • TikTok – Rede focada no público externo e estudantes da UFSC. Valoriza as produções em vídeo, sendo utilizada tanto para conteúdos amenos com foco no engajamento e interação com os usuários (como a divulgação do cotidiano da universidade), até vídeos de divulgação científica e campanhas institucionais. Podem ser utilizados recursos de linguagem coloquial, desde que respeitados os princípios da comunicação pública e validados pela equipe da Secom. 
  • YouTube – Canal com foco no público externo, na divulgação científica e em vídeos institucionais oficiais da Universidade. Priorizará conteúdos como séries científicas, eventos de abrangência externa e a promoção da arte e cultura no âmbito universitário.
  • Telegram – Canal de transmissão aberto ao público, com foco no público externo e informações de serviço ao público interno quando a abrangência for de mais de um segmento, simultaneamente (estudantes e servidores). Foco no envio semanal de boletins noticiosos sobre ensino, pesquisa e extensão na universidade. Avisos e/ou notas administrativas que impactem toda comunidade acadêmica podem ser enviados, eventualmente, após avaliação de pertinência pela equipe da Secom.