Agência de Comunicação da UFSC
  • Agecom divulga resultado de seleção para bolsas de estágio

    Publicado em 13/03/2023 às 14:05

    A Agência de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), órgão vinculado à Secretaria de Comunicação, torna público o resultado do processo de seleção de estudantes para estágio não obrigatório (PROGRAMA PIBE) – EDITAL Nº 001/AGECOM, DE 3 DE MARÇO DE 2023

    Direção Agecom/Secretariado Executivo e Administração 

    Classificação Candidato
    1 José Alcenir Pereira Junior
    CR Eduardo Marques Alexandre

    *CR -Cadastro Reserva

     

    Acervo Fotográfico/Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação

    Classificação Candidato
    1 Andreia Ivete Fernandes da Silva
    CR Gabriela Goulart Nascimento
    CR Any Alice Monteblanco da Silva Severo
    CR Solange Rosa Rodriguez Zanelatto de Souza
    CR Fernanda Irene de Souza
    CR Allan Bezerra
    CR Georgia Herculano Mastroianni

    *CR -Cadastro Reserva

     

    Coordenadoria de Design e Programação Visual/Design

    Classificação Candidato
    1 Vitória Cidade dos Santos
    2 Jalize Pinheiro Medeiros
    CR Helena Grieger Berton
    CR Sofia Moreira Pacheco de Souza

    *CR -Cadastro Reserva

     

    Coordenadoria de Design e Programação Visual/Cinema e Animação

    Classificação Candidato
    1 Junio Pereira Andrade de Almeida
    CR João Vitor Gottardi Sluminski
    CR Miguel Siqueira
    CR Tiago Sottomaior Saccenti

    *CR -Cadastro Reserva

     

     Coordenadoria de Divulgação e Jornalismo Científico/Jornalismo

    Classificação Candidato
    1 Ariclenes Covi Patte Martins
    2 Matheus Alves da Silva
    CR Vitórya Navegantes
    CR Pedro Henrique Ordones Ramos
    CR Julia Santos Machim Sosa Dias
    CR Fernanda Lanzarin
    CR Julia Capella Silveira
    CR Natan Batista Balthazar
    CR Maria Victória Impaléa Gianuca Sampaio
    CR Jéssica Schmitt da Silva
    CR João Victor Mesquita Barros
    CR Kauê Gustavo Alberguini Pereira

    *CR -Cadastro Reserva

     

    Acesso o resultado aqui.


  • Oportunidade: Agecom seleciona estudantes para bolsas de estágio

    Publicado em 03/03/2023 às 16:33

    A Agência de Comunicação da UFSC (Agecom) lança edital de seleção para sete vagas de estágio não obrigatório para estudantes dos cursos de Design, Cinema, Animação, Jornalismo, Secretariado Executivo, Administração, Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação. As inscrições podem ser realizadas de 3 a 9 de março.

    O formulário, disponível no Anexo I do edital e no link abaixo, deverá ser enviado para o e-mail direcao.agecom@contato.ufsc.br, com o assunto “Processo de Seleção para Estagiários – Edital 1/2023/Agecom”, seguido da descrição da vaga de interesse (conforme quadro de vagas). Os interessados deverão enviar ainda os seguintes documentos: histórico de graduação emitido há menos de 30 dias da data de envio; atestado de matrícula do semestre 2023/1; e currículo atualizado.

    O resultado será divulgado no site da Agecom no dia 13 de março, e será atualizado à medida que forem chamados os selecionados.

    Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (48) 3721-6990 ou pelo e-mail direcao.agecom@contato.ufsc.br.

    Links para download

    Edital nº 001/Agecom, de 3 de março de 2023

    Formulário de inscrições editável (em docx)

    Quadro de vagas

    Setor Cursos Vagas
    Direção Secretariado Executivo e Administração 1
    Coordenadoria de Design e Programação Visual Design 2
    Coordenadoria de Design e Programação Visual Cinema e Animação 1
    Coordenadoria de Divulgação e Jornalismo Científico Jornalismo 2
    Acervo Fotográfico Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação 1

     

     


  • Horário de Verão UFSC

    Publicado em 21/12/2022 às 11:38

    A partir do dia 26 de dezembro de 2022, teremos o início do horário de verão na UFSC, conforme determinado pela Portaria Normativa nº 455/2022/GR.

    O atendimento na Agência de Comunicação da UFSC estará concentrado no período entre 7h30 e 13h30, de segunda a sexta-feira. Os canais de atendimento permanecem os mesmos.


  • Divulga UFSC comemora uma década

    Publicado em 05/09/2022 às 9:40

    O estudante de Jornalismo Natan Balthazar e o servidor Paulo Liedtke, idealizador e editor do Divulga, fazem parte da equipe que produz e envia a newsletter diariamente

    Em 2022, o Divulga UFSC completa dez anos de circulação. Com sua primeira edição em junho de 2012, atualmente se aproxima de duas mil publicações. A milésima edição foi comemorada em dezembro de 2017. A newsletter chega diariamente a quase 75 mil destinatários.

    Trata-se de um boletim diário de notícias encaminhado para listas de e-mails destinadas à comunidade universitária e externa, como ex-alunos. Foi criado como uma evolução dos informativos utilizados anteriormente, tais como o Calendário Mensal de Atividades (formato impresso) e o Semana UFSC.

    A milésima edição contou com a terceira revisão visual do informativo, utilizada atualmente. O novo formato foi feito a partir do feedback do próprio público, por meio de pesquisa, com o intuito de facilitar a leitura e a organização. Além da revisão do layout, a política editorial também foi atualizada na mesma ocasião.

    Anualmente, a equipe do Divulga UFSC recebe em média 4,5 mil pedidos de divulgação, que resultam em mais de 200 edições ao ano, enviadas diariamente. Em 2019, a “Pesquisa de Avaliação do Informativo Divulga UFSC” constatou que 88,6% dos leitores acompanham as notícias da Universidade pela newslettersendo que 57,9% dos usuários acessam diariamente.
    Continue a leitura » »


  • Secretaria de Segurança Institucional cede drone à Agecom

    Publicado em 26/07/2022 às 16:12

    Ricardo Torres (esquerda) recebendo o drone das mãos de Leandro Oliveira (foto: Italo Padilha, Agecom UFSC)

    Ricardo torres (esquerda), recebe o drone das mãos de Leandro Oliveira.Na última segunda-feira, 25 de julho, a Secretaria de Segurança Institucional (SSI/UFSC) formalizou a cessão de um drone Phanton Standart 3 para a Agência de Comunicação da UFSC. O equipamento será utilizado pelo setor de produção audiovisual da agência. “A cessão do equipamento possibilitará a realização de imagens aéreas de todo o campus, registrando ainda mais as mudanças dentro da universidade. O drone irá nos dar maior autonomia de produção,” comenta Henrique Almeida, diretor de fotografia da Agecom. 
    Continue a leitura » »


  • Trinta anos da Agecom

    Publicado em 03/06/2022 às 11:28

    Equipe da Agecom e integrantes do grupo de agentes de comunicação (Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC)

    Há lugares na UFSC em que se sente uma presença de algo histórico, marcante. Chegar à Agecom traz um pouco desse sentimento. É um lugar vivo, um ambiente que já presenciou muitos momentos impactantes e históricos da instituição. Em cada canto uma história, uma imagem, uma lembrança da UFSC que já existiu e que ainda pulsa e se transforma.

    Afinal, há trinta anos, é na Agecom que se recebe e dissemina as principais notícias da UFSC. É onde nascem os textos, as campanhas, os materiais que levam informação e a imagem da instituição pelo mundo. Onde se contam as histórias dessa comunidade de cerca de 50 mil pessoas que se renova e oferece à sociedade elementos intangíveis, conhecimento que a transforma, que alimenta o cotidiano social, onde se preservam as memórias e se lançam as ideias que modificam o futuro.

    A missão que a Agecom assume, de “socializar informação e conhecimento, com a intenção de contribuir para a construção de uma sociedade justa, democrática e com qualidade de vida”, é compartilhada. É dividida entre os 24 servidores e estagiários, e por  mais de 50 colaboradores que já passaram por essa casa e já se aposentaram ou seguiram outros caminhos. É uma missão que, mais recentemente, cabe também aos mais de 60 Agentes de Comunicação, membros do Grupo de Trabalho permanente que está presente em cada Centro de Ensino. 
    Continue a leitura » »


  • Orientações para ações de comunicação durante processos eleitorais internos

    Publicado em 22/09/2020 às 14:18

    A Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC recomenda aos Agentes de Comunicação, bem como ao público interno, que trabalha com a divulgação dos Centros de Ensino, Departamentos, e campi a cautela na comunicação setorial em períodos em que se realizam processos eleitorais na instituição. Assim como a Agecom lida com a comunicação durante os processos de escolha de reitores, recomendamos que os setores, especialmente os Centros de Ensino, observem o respeito aos princípios da Administração Pública nos períodos eleitorais – em especial o princípio da Impessoalidade.

    Recomenda-se que os Centros evitem a comunicação com peso especial para este ou aquele candidato nas redes sociais e páginas institucionais. Um exemplo é a cobertura de notícias durante o processo eleitoral de escolha de reitores. Nesse período, a Agecom costuma produzir uma página com informações padronizadas de cada um dos candidatos (veja um exemplo de 2018) e concentra a comunicação institucional no processo eleitoral: qual a composição da comissão eleitoral, cronogramas, matérias sobre o processo de votação (datas, horários, locais, urnas). O peso da representação de cada segmento da comunidade (se existir), quem está habilitado a votar. 
    Continue a leitura » »


  • Divulgação Científica: como fazer (você mesmo) um bom vídeo

    Publicado em 15/09/2020 às 23:15

    A Agência de Comunicação da UFSC tem como um de seus grandes objetivos estratégicos ajudar a levar a ciência produzida na UFSC para além de nossos campi. Para isso, trabalhamos com vários materiais de divulgação científica. Produzimos vídeos, revistas, matérias de jornalismo científico, podcasts…

    Preparamos aqui um breve guia com algumas dicas rápidas para ajudar você, que deseja fazer um bom vídeo de divulgação científica. Vamos começar?
    Continue a leitura » »


  • Agecom lança Manual de Boas Práticas em Mídias Sociais da UFSC

    Publicado em 11/12/2019 às 11:26

    A Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC lança, neste mês de dezembro de 2019, um Manual de Boas Práticas em Mídias Sociais. A publicação é de leitura on-line e destina-se àqueles servidores que fazem gestão de redes sociais para seus laboratórios, departamentos, Centros de Ensino, ou mesmo setores administrativos como Secretarias e Pró-Reitorias na instituição. O objetivo é fornecer subsídios para unificar a linguagem da Universidade em todas as plataformas nas quais a UFSC se faz presente.

    “Entendemos que a Agecom não tem condições de gerenciar todos os perfis de redes sociais nas quais a UFSC se apresenta à sociedade, mas é nosso dever instruir as pessoas que o fazem, para alinhar nosso discurso e unificar a voz da instituição”, salienta Pipo Quint, coordenador de Comunicação Organizacional e Novas Mídias da Agecom. O material é de linguagem fácil e abrangente e traz reflexões e dicas importantes para quem gerencia os perfis nas redes.

    “É a primeira vez que publicamos um Manual para mídias sociais, e esperamos, com isso, atender uma demanda grande que temos aqui na UFSC, que é orientar sobre a postura correta que cada perfil institucional deve ter. Cada setor que decide criar um perfil institucional deve estar preparado para representar a instituição com seriedade, responder com rapidez, atentar para a veracidade das informações e estar alinhado com a linguagem utilizada nos perfis oficiais da UFSC nas redes sociais”, complementa Mayra Cajueiro Warren, diretora da Agecom.
    Continue a leitura » »


  • Agecom participa do 4º encontro do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais

    Publicado em 18/09/2019 às 14:07

    Entre os dias 21 e 23 de agosto, foi realizada a 4º edição do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em Maceió. A Agência de Comunicação da UFSC (Agecom) foi representada pelo servidor Ricardo Torres que apresentou os trabalhos realizados no âmbito do “Grupo de Trabalho dos Agentes de Comunicação da UFSC“.

    O principal objetivo do evento foi debater estratégias de comunicação alinhadas aos interesses de universidades públicas frente a cortes de investimento em educação e propagação de notícias falsas relacionadas as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Durante o encontro, que contou com a participação de gestores de comunicação de universidades federais de todas as regiões do País, os participantes trocaram experiências e falaram sobre medidas conjuntas em defesa do ensino superior público. Na ocasião também foram realizadas palestras, cursos e debates.
    Continue a leitura » »