Facebook UFSC

Diretrizes da Política Editorial
1. A página publica exclusivamente campanhas, notícias, avisos e eventos organizados ou apoiados pela UFSC, sendo necessário vínculo institucional formalizado.

2. Conteúdos de utilidade pública, não diretamente ligados à UFSC, podem ser publicados levando-se em conta sua relevância social, a critério da Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias.

3. A publicação de notícias, eventos e avisos é feita principalmente a partir dos conteúdos publicados no portal da UFSC (www.noticias.ufsc.br), boletim Divulga e outros meios oficiais de comunicação da Universidade.

4. A Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias cria e publica conteúdos desenvolvidos exclusivamente para as redes sociais, postando-os diretamente na plataforma.

5. Tendo em vista o público do Facebook, será priorizada a publicação de notícias, eventos e avisos de interesse das comunidades universitária e externa, não cabendo a divulgação de conteúdos de interesse restrito.

6. Para um maior engajamento, as publicações devem seguir os critérios do algoritmo do Facebook (EdgeRank), com intervalos mínimos de uma hora entre as postagens e com poucas postagens ao dia, para maior alcance e número de visualizações de cada uma delas, exceto em casos urgentes.

7. Para os eventos: recomenda-se publicá-los respeitando-se a cronologia das suas realizações ou datas-limite de inscrição, com o máximo de 7 (sete) dias de antecedência.

8. Deve-se evitar o culto à personalidade nas ações a serem divulgadas, preferindo-se identificar setores institucionais a valorizar restritivamente as pessoas envolvidas.

9. A linguagem da página da UFSC deve ser informal e acessível a todos os públicos. Serão utilizados links diretos para as notícias ou eventos, imagens, vídeos e gifs, evitando-se textos com mais de três linhas. Referências à cultura pop, a personagens ou a assuntos viralizados na rede podem ser utilizadas como forma de aumentar o alcance das publicações.

10. O gerenciamento do perfil e a interação com os usuários seguirão os termos de uso abaixo:

10.1.  Esta página divulga informações sobre a UFSC. Elogios, questionamentos, sugestões e críticas serão bem-vindos.

10.2.  Comentários difamatórios, que molestem, ameacem ou, de alguma forma, violem leis e direitos serão apagados. Em caso de reincidência, a conta do autor será bloqueada.

10.3. Spams (lixo eletrônico), conteúdo de cunho eleitoral, publicidade em geral, pornografia, ofensas e mensagens que incitem o ódio, o preconceito e a violência serão apagados. Em caso de reincidência, a conta do autor será bloqueada.

10.4. Os administradores da página estão on-line de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e, sempre que possível, tentarão interagir com os usuários e responder, individualmente, a todos os questionamentos.

10.5. A responsabilidade pelos comentários é dos usuários, e as opiniões expressas não representam, necessariamente, as da UFSC.

A página da UFSC no Facebook é gerenciada pela equipe da Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias da Agecom.