Agecom 25 anos: o terceiro quinquênio (2003 a 2007)

13/06/2017 13:25

Entre 2003 e 2007, a UFSC viu sua comunicação se modernizando, com a Agecom publicando um jornal em cores, além de mais atuante na identidade visual da Universidade. Além disso, começavam os movimentos para levar a Universidade a mais regiões de Santa Catarina, com debates acontecendo em Curitibanos e Joinville. A atuação científica ganhou força com a realização da 58ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no campus da UFSC e novos cursos sendo implementados. A Universidade seguiu crescendo, se desenvolvendo, amadurecendo.

O ano de 2003 começou com a UFSC formando a primeira turma de Especialização em Biossegurança do país. A matéria da jornalista Arley Reis, publicada no Jornal Universitário (JU) em fevereiro de 2003 traz a imagem de 50 profissionais de diversos estados brasileiros de áreas como veterinária, advocacia, farmácia e bioquímica, agronomia, química, biologia, engenharia civil, arquitetura, odontologia, enfermagem, engenharia sanitária, engenharia florestal e física, que integraram a primeira turma do curso. O curso foi implementado em 2002, pelo Departamento de Microbiologia e Parasitologia (MIP/CCB). Oferecido gratuitamente, contou com o apoio do Programa de Pós-Graduacão em Biotecnologia da UFSC, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) e a Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina (Funcitec).

Vista aérea do Laboratório de Camarões Marinhos em 2003.

No final de 2003, o Laboratório de Camarões Marinhos da UFSC recebeu o Certificado ISO 14001, considerado um dos mais importantes do mundo na área ambiental. Com isso, o Laboratório se tornou o primeiro de produção de pós-larvas de camarão no Brasil a receber este certificado.

Já no ano de 2004, a cultura ganhou força, com a inauguração do Centro de Cultura e Eventos no mês de maio e a implantação do novíssimo curso de Cinema da UFSC, em outubro. Em dezembro, começava a atuar na UFSC uma nova estrutura administrativa, após a eleição de um novo reitor, Lúcio José Botelho.

O ano de 2005 começou com um surto de Doença de Chagas em Santa Catarina, deixando três mortos e mais de 20 pessoas infectadas. Na ocasião, a estrutura da UFSC foi importante no diagnóstico e na orientação da comunidade acerca da doença. O JU publicou uma matéria em abril, apresentando o trabalho do Laboratório de Protoparasitologia da UFSC, ligado ao Departamento de Microbiologia e Parasitologia (MIP), que ficou responsável, na época, pela análise de casos suspeitos da doença.

A orientação do Ministério da Saúde à época era que qualquer pessoa que tenha tomado o caldo de cana na região de Navegantes e Itajaí entre fevereiro e março  de 2005, fizesse o exame, cujas amostras também vinham para a análise da UFSC para confirmação do resultado positivo da doença. O laboratório, referência estadual no diagnóstico da Doença de Chagas, além de confirmar ou descartar os resultados dos exames ainda mantinha os parasitas para estudos de caracterização biológica e molecular.

Com a confirmação de que o gambá encontrado no fim de março nas proximidades do quiosque em Navegantes estava mesmo infectado com o Trypanossoma cruzi, a participação do laboratório da UFSC foi requisitada mais uma vez, para o levantamento epidemiológico dos animais capturados para tentar localizar o foco de transmissão. Além disso, a UFSC contribuiu com a classificação do barbeiro, inseto que transmite o parasita que causa a doença em seres humanos, por meio do Laboratório de Entomologia Agrícola, do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Inauguração do Observatório Astronômico da UFSC. (Foto: Paulo Noronha/Acervo Agecom/UFSC)

Em abril de 2005 também houve um momento importante para a cultura catarinense, com o lançamento do livro Antologia: Um Dedo de Prosa (volume 1) por meio de uma parceria entre a UFSC e a Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. A obra reuniu dez escritores representativos do Estado: Flávio José Cardozo, Salim Miguel, Alcides Buss, Silveira de Souza, Adolfo Boos Jr., Maria de Lourdes Krieger, Sérgio da Costa Ramos, Jair Francisco Hamms, Cristóvão Tezza e Olsen Jr. Todos reuniram-se no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Em maio do mesmo ano a UFSC inaugurou o Observatório Astronômico, com dois telescópios de 25 centímetros de abertura, para pesquisas e atendimento ao público. O JU, à época publicou: “os equipamentos permitem a visualização de planetas e seus satélites, os anéis de Saturno, as calotas polares em Marte, as crateras e montanhas lunares com detalhes, cometas, estrelas binárias e múltiplas, aglomerados de estrelas, nebulosas e galáxias vizinhas”. Um dos telescópios já funcionava na UFSC, e o outro é um equipamento de alta precisão. Localizado ao lado do Planetário da UFSC, o observatório também teve uma câmera fotográfica eletrônica instalada para produção de imagens astronômicas, e uma estação meteorológica. A construção do observatório contou com recursos da UFSC e da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

O mês de junho de 2005 foi marcado pela novidade dos primeiros cursos de graduação a distância sendo oferecidos pela UFSC. Começava assim o projeto de interiorização da Universidade, com os cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Física sendo oferecidos com início das aulas em outubro daquele ano. O ensino a distância começou a ser oferecido com o suporte de pólos de ensino, com computadores e impressoras, laboratórios experimentais, midiateca, sala de tutoria, sala de estudos e auditório para realização das videoconferências, das avaliações presenciais e dos seminários integradores.

Em março de 2006, a Agecom levou ao JU um pouco dos trabalhos desenvolvidos pela Agência, visando à popularizar a ciência e divulgar a UFSC. O site da Universidade havia sido recentemente reestruturado e ações comemorativas dos 45 anos da instituição eram desenvolvidas, como a publicação de um vídeo institucional, uma revista, exposição de fotos, a criação de um mapa oficial do campus e um selo comemorativo. Tudo também enquanto a Universidade se preparava para receber a 58ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Realizado na UFSC de 16 a 21 de julho, o maior evento científico do Hemisfério Sul trouxe para a UFSC a temática da interdisciplinaridade. Organizar esse grande evento foi um desafio que a UFSC dividiu com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Governo do Estado de Santa Catarina, a Associação Catarinense de Fundações Educacionais (Acafe) e a Prefeitura Municipal de Florianópolis. A reunião anual da SBPC foi um período de portas abertas da universidade para toda a população, com programação preparada para jovens e idosos, além da apresentação de milhares de trabalhos desenvolvidos pelos grupos e  instituições de pesquisa.

Coletiva durante a Reunião Anual da SBPC, em 2006, na UFSC. (Acervo Agecom/UFSC)

A reunião de Florianópolis trouxe 50 conferências, 60 simpósios, 50 minicursos, 30 mesas-redondas, encontros abertos ou painéis de 5 a 8 especialistas destinados a elaborar documentos que nortearão a política e as ações da SBPC durante o ano de 2006. Além disso, houve uma extensa programação cultural, e Grupos de Trabalho se reuniram sobre temas interdisciplinares, como terapia gênica, água, evolução, ética e criminalidade.

Segundo o balanço realizado pelos organizadores, os números da reunião anual da SBPC em Florianópolis foram de cerca de 15 mil visitantes por dia.

Em 2007, um JU todo colorido fez sua estreia, bem como uma novidade que colocou a UFSC no meio-oeste catarinense, com a escolha de Curitibanos para ser sede de campus da Universidade. Uma audiência pública reuniu cerca de 800 pessoas, entre autoridades municipais, empresários, agentes comunitários e de clubes de serviço, parlamentares e representantes de partidos políticos para demonstrar a intenção da região em levar a universidade pública para sua comunidade.

Manifestação estudantil na Reitoria, em 2007. (Foto: Jones Bastos/Acervo Agecom/UFSC)

Maio de 2007 assistiu cenas de truculência durante uma manifestação de estudantes contra o aumento nas tarifas de transporte coletivo em Florianópolis. Em nota oficial, a Reitoria da UFSC condenou a violência empregada pela Polícia Militar no entorno da rótula da avenida Lauro Linhares, um dos principais acessos ao campus, na Trindade. “A Universidade é uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, portanto um ambiente que não pode, em hipótese alguma, ser violentado pela truculência policial, que nos remete a uma página infeliz da história do País”, escreveu o reitor Lúcio José Botelho. Na ocasião, três alunos do Colégio de Aplicação da UFSC foram presos e levados para a 6ª Delegacia de Polícia.

Em agosto do mesmo ano, o Conselho Universitário da UFSC aprovou a política de ações afirmativas da Universidade. A UFSC foi a 17ª universidade federal a assumir políticas de cotas, contemplando alunos oriundos de escolas públicas, negros e indígenas. A partir do vestibular de 2008, 20% das vagas foram destinadas a candidatos oriundos de escolas públicas, 10% para negros, também formados no ensino público (fundamental e médio), e cinco vagas foram reservadas a indígenas.

Manifestação de estudantes na Reitoria. (Acervo Agecom/UFSC)

Em setembro de 2007 a UFSC anunciava a decisão de levar um campus para o norte do Estado, na cidade de Joinville. O JU elogiou a escolha da localização. No mesmo mês, uma ocupação de dez dias do prédio da Reitoria terminou pacificamente. Pouco antes, em 23 de agosto, a Administração Central publicou no site da UFSC uma nota intitulada “Apelo ao Bom Senso”, pedindo pela desocupação. Um grupo de estudantes estava acampado no prédio reivindicando a realização de concurso público para a contratação de professores e servidores efetivos.

Em novembro do mesmo ano, a UFSC inaugurava seu primeiro laboratório de uso coletivo, o Laboratório Central de Microscopia Eletrônica, estrutura destinada à pesquisa em nanotecnologia.

 

Mayra Cajueiro Warren/Jornalista da Agecom/UFSC