Reitor concede coletiva de imprensa e destaca criação de Portal da Transparência UFSC

24/07/2018 19:40

A posse oficial do professor de Direito Ubaldo Cesar Balthazar no cargo máximo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será realizada nesta sexta-feira, 27 de julho, às 11h, em Brasília, no Gabinete do Ministro da Educação. Para o reitor, a ratificação de seu nome pelo MEC, após ser escolhido pela comunidade universitária em consulta realizada em abril deste ano, significa a consolidação de um processo tão importante na medida em que lhe coube, por uma série de circunstâncias, ser eleito e empossado por mais quatro anos (2018-2022).

“Qualquer professor com mais de 40 anos de magistério se sentiria gratificado em ser reitor da Universidade, faz muito bem para o ego, porém é muito mais que uma mera satisfação pessoal, é vencer mais uma etapa do longo processo de recuperação da nossa autoestima que foi tão prejudicada com a tragédia de 2017”, destacou o reitor. E neste sentido, a comunidade universitária pode esperar de sua administração “por meio de ações e projetos, que a UFSC supere o trauma e trabalhe para que não aconteça mais”.

Ubaldo observou que a transparência irá fazer toda a diferença quando da posse de uma nova administração, e deu ênfase a criação e a manutenção de um portal da UFSC para esta finalidade, que congregará a totalidade das informações da instituição.

E sobre a posse e as ações realizadas na sua gestão e na do professor Luiz Carlos Cancellier, e as futuras, Ubaldo concedeu uma coletiva de imprensa nesta terça-feira, 24 de julho, na Sala dos Conselhos, acompanhado da vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann, do chefe de Gabinete, Aureo Moraes, e de sua equipe – pró-reitores, secretários e diretores. A imprensa local e de divulgação institucional também participaram.

Ubaldo fez uma rápida apresentação do seu plano de gestão, que abrange mais de 450 propostas, que segundo ele tem o objetivo de “colocar a Universidade Federal de Santa Catarina realmente na ponta”. Julgou que este propósito “é difícil, mas não é impossível”, já que nos últimos rankings mundiais, a UFSC se posicionou entre as primeiras. Um ponto que será colocado em prática é o acompanhamento periódico das ações das secretarias e pró-reitorias, dentre o que foi estipulado no planejamento.

Enfatizou a criação do Portal da Transparência UFSC, e o já existente da Secretaria de Educação a Distância (Sead) – transparencia.sead.ufsc.br -. E no mesmo caminho da publicidade das informações, a gestão fará reuniões com as fundações de apoio para exigir das mesmas que disponibilizem na rede todas as informações que interessam à sociedade. Também destacou a necessidade de a UFSC criar uma “Unidade de Gestão de Integridade” e um “Comitê de Governança e Gestão de Riscos”.

Na sequência, falou rapidamente das ações específicas na gestão acadêmica no que se refere aos campi, à descentralização, à internacionalização, à questão da permanência, às bolsas de auxílio, à Moradia Estudantil e ao Restaurante Universitário (RU). Neste ponto crítico, uma das ações para a redução das filas no RU será a reativação de uma antiga cozinha do restaurante, aumentando em 500 novas vagas. Também abordou as ações no que tange à inclusão social, às diversidades, à gestão de pessoas, “UFSC Saudável, Sustentável e Segura”, cultura e artes, orçamento (dotação e execução) e “Hospital Universitário (HU) 100% público e gratuito”. Com relação à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que gestiona o HU desde 2016, a atual administração irá acompanhar de perto o cumprimento do contrato que prevê a reativação de mais 100 leitos.

Plano de Gestão Ubaldo Balthazar 2018-2022

Fotos: Henrique Almeida/Agecom/UFSC