Comunicação da UFSC

A Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC, criada em 1992, tem a tarefa de executar e implementar a Política Pública de Comunicação vigente na Universidade. Trata-se de uma comunicação abrangente e planejada que integra Universidade e comunidade, interna e externa, atendendo a demandas institucionais e de interesse público ou coletivo.

A Agecom produz conteúdos que são utilizados em diversos materiais institucionais. Dentre as principais atividades, destacam-se a produção de notícias no portal da UFSC e o atendimento aos meios de comunicação.

A Politica Pública de Comunicação, elaborada em 1987, prioriza os fatos concretos, as realizações da Instituição, em resumo, as notícias. Assim, a Agecom, ao divulgar a produção institucional representada pelos trabalhos dos servidores técnico-administrativos e professores, pesquisadores, estudantes e dirigentes, projeta e fortalece a imagem, o conceito e a identidade da universidade pública, gratuita e de qualidade.

A Agência apresenta alguns de seus trabalhos e convida o leitor a conhecer melhor a comunicação institucional desenvolvida ao longo da história. No seu compromisso de comunicar e divulgar, possibilitando uma efetiva integração entre a universidade, os meios de comunicação e a sociedade, a UFSC adota uma filosofia de comunicação pública que respeita os Códigos de Ética Profissional e do Servidor Público Civil, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Constituição e as regras do jornalismo, mantendo, dessa forma, um canal permanente de diálogo e interação com seus públicos, política que garantiu à Agecom, em 1994, o Prêmio José Reis de Divulgação Científica, principal distinção da área, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Atendimento à imprensa

O atendimento aos profissionais da imprensa de Santa Catarina e de outros estados é atividade fundamental da Agência. Para indicar especialistas que tratam de temas do cotidiano local e nacional, a equipe utiliza listas institucionais e uma relação de fontes para a imprensa, on-line e atualizada em tempo real.

Guia de Fontes

A UFSC possui um Guia de Fontes (2010) com a lista de professores ativos, áreas de conhecimento e informações registradas nos sites dos centros de ensino e na Plataforma Lattes no CNPq, e-mails e telefones institucionais. O guia é uma ferramenta para auxiliar a mídia no contato com os pesquisadores, além de dar visibilidade à produção científica e tecnológica da Universidade. Para acessá-lo: www.agecom.ufsc.br/guia-de-fontes

Portal de notícias

O dia a dia da UFSC faz parte da pauta dos jornalistas, fotógrafos e estagiários da Agecom, que realizam a cobertura jornalística e fotográfica de eventos e assuntos vinculados à UFSC, para serem divulgados no portal da UFSC, nas redes sociais e nos boletins informativos. As informações são publicadas nas categorias Notícias, Eventos e Avisos. Para sugestão de pauta ou pedido de divulgação, envie e-mail para  ou entre em contato pelos telefones (48) 3721-9601 e 3721-9602.

Jornalismo Científico

A Agecom dedica-se a divulgar em uma linguagem acessível a produção científica de pesquisadores da UFSC. A origem de uma matéria pode estar, por exemplo, em uma dissertação de mestrado, tese de doutorado ou relatório de conclusão de pesquisa. O resultado é publicado nos canais de comunicação da Universidade, encaminhado para a imprensa local e nacional e uma gama de publicações especializadas em jornalismo científico.

Mídias Sociais

A Agecom gerencia as principais redes sociais da UFSC. Com uma página oficial no Facebook e um perfil no Twitter, leva informação e proporciona interação, tornando as redes sociais eficientes canais de comunicação e relacionamento entre a UFSC e seus públicos.

Memória Fotográfica

Mais de 250 mil registros de imagens desde a década de 1960 compõem o Acervo Fotográfico da UFSC. Os negativos e fotos em papel estão em processo de digitalização, enquanto as imagens digitais serão editadas e indexadas, para permitir a identificação dos eventos e das pessoas retratadas. O objetivo é colocar todo esse acervo à disposição da comunidade, por meio de bancos de imagens e do Repositório da UFSC.

Clipping UFSC

O serviço de clipagem – física e digitalizada – é produzido diariamente na Agecom e reúne as notícias sobre a UFSC veiculadas nos jornais Diário Catarinense, A Notícia e Notícias do Dias. A clipagem está disponível no Repositório da UFSC (repositorio.ufsc.br/handle/123456789/1590).

Comunica

O Sistema de Comunicação Educativa (Comunica) da UFSC tem como atribuições criar, orientar e implementar atividades que aprimorem os processos de comunicação interna da UFSC; produzir e socializar conhecimento para alicerçar práticas de comunicação interna organizacional na UFSC; assessorar setores da instituição nos seus processos de comunicação organizacional a partir dos preceitos da Comunicação Educativa Organizacional (CEO) e fortalecer parcerias institucionais e internacionais que propiciem a troca de informações e aprimorem as práticas da comunicação interna organizacional da UFSC.