Livro UFSC 50 Anos
Um livro comemorativo em que o passado, o presente e o futuro da UFSC deixam de ser construídos por imagens fixas, dando lugar a uma instituição vibrante, com utopias, tensões, contradições, alianças, conflitos, esperanças, projetos políticos diversos, interesses individuais e coletivos, apresentando vários olhares sobre a UFSC, sua organização, desenvolvimento, consolidação e desafios para os século XXI.
O diferencial notável deste livro é que foi construído com a participação de estudantes de graduação dos cursos de História e de Jornalismo da UFSC.
Quando começou a ser gestado, foi decidido que a primeira parte do livro : “Trajetórias” seria escrita por pesquisadores/as da área de História com a linguagem que lhe é própria, com referências bibliográficas e citações das fontes escritas e orais. O rigoroso e instigante trabalho para realizar as pesquisas em cada Centro de Ensino, entrevistar as fontes e construir os textos foi efetivado por 14 estagiários do curso de História, coordenados, supervisionados e orientados pela professora Roselane Neckel.
Para a segunda parte, os “Desafios” – A UFSC do século XXI, uma intersecção de passado, presente e futuro, a linguagem escolhida foi a jornalística. A coordenação e supervisão desta parte foram da jornalista Alita Diana, da Agência de Comunicação (Agecom).
A equipe de jornalistas da Agecom e o professor Mauro César da Silveira, do curso de Jornalismo, além de produzir textos, supervisionaram e editaram as matérias escritas por 13 estudantes do curso de Jornalismo, sendo que dois deles também colaboraram na edição e produção de fotos.
Clique aqui para abrir o livro UFSC 50 Anos em PDF (14mb).
UFSC 50 anos: Trajetórias e Desafios
Organizadoras: professora Roselane Neckel e jornalista Alita Diana Corrêa Küchler
O livro foi lançado em 13 de dezembro de 2010