Portal UFSC.br

A Política Editorial tem o objetivo de instruir, organizar e qualificar o conteúdo institucional difundido nos canais oficiais de comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) baseado nos valores da Agecom: autonomia, comprometimento, cooperação, equidade, ética, transparência e pluralismo.

Balizada pelo paradigma relacionado à defesa da universidade pública, exercendo a missão de gestão da comunicação pública da UFSC e de socialização da informação e do conhecimento, a fim de contribuir para a construção de uma sociedade justa, democrática e com qualidade de vida.

A seguir, estão expostas as regras e princípios para publicação no portal UFSC.br. Esse conteúdo é parte do documento Diretrizes Técnicas de Comunicação da UFSC, elaborado pela Secretaria de Comunicação (Secom) em 2023.

Regras e princípios para publicações no portal UFSC.br

 

Regras gerais:

O conteúdo jornalístico divulgado pelo portal UFSC.BR abrange publicações de matérias sobre projetos, ações e iniciativas relativas à pesquisa, à extensão e ao ensino da Universidade, com enfoque nas publicações de caráter científico.

O portal UFSC.BR é composto pelas URLs http://ufsc.br/; http://noticias.ufsc.br/, http://ciencia.ufsc.br/ e qualquer outra que possa ser incluída no mesmo nível pela Agecom. As publicações incluem, desde que preservados os critérios de noticiabilidade e o interesse público:

  • Ações de relacionamento com a comunidade tais como a divulgação de dados e informações de interesse público relacionados ao saber produzido pela e na Universidade, com a participação de membros(as) da comunidade universitária e relação institucional clara, como por exemplo, um projeto de pesquisa ou de extensão formal;
  • Ações de internacionalização da UFSC;
  • Ações, planos e atividades da gestão universitária;
  • Ações que envolvam egressos da instituição, desde que diretamente relacionadas às atividades exercidas enquanto estudantes da UFSC e/ou sob o enfoque da contribuição que a vida acadêmica trouxe para o egresso ou suas atividades e conquistas.

Conteúdos publicados pelo portal UFSC.br:

Serão avaliadas, a partir de critérios de relevância e noticiabilidade, as divulgações que tratem sobre os seguintes temas:

  • Participação em eventos – No caso da participação de servidores ou pesquisadores da UFSC em eventos, poderá haver a divulgação prévia caso o assunto a ser tematizado/discutido/apresentado tenha ineditismo ou amplo interesse público. Também está prevista a divulgação de participação em grandes eventos internacionais. Não serão divulgados eventos com conteúdos que afrontem os direitos humanos e o Estado democrático de Direito. Cabe ressaltar que relatos de eventos já realizados serão avaliados caso a caso (levando em conta o contexto, a factualidade, amplitude e relevância). No caso de palestras de servidores ou estudantes em eventos de outras instituições e eventos organizados por empresas privadas que usem os espaços da UFSC, sem que a Universidade faça parte da organização, serão consideradas características como gratuidade, interesse público e impacto social.
  • Conteúdos de outras entidades – Também poderão ser publicadas matérias abordando ações e iniciativas de entidades que atuam na defesa do ensino público, da ciência e tecnologia e da autonomia universitária, além de organizações envolvidas com a temática do ensino, extensão, pesquisa e inovação ou defesa da universidade pública. A critério da coordenação e da equipe de jornalistas, poderão ser publicadas ainda ações de pessoas físicas e jurídicas em defesa ou reconhecimento da atuação da UFSC.
  • Questionários – Não são divulgados questionários para coleta de dados em pesquisas. Exceção ocorre em casos de interesse da Administração Central e os de projetos interinstitucionais. Nestes casos, os meios de coleta de dados deverão ter aprovação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSC.
  • Cursos de Extensão – Serão divulgados os cursos de extensão devidamente oficializados pela UFSC que tenham interesse e abrangência pública, principalmente aqueles que envolverem atividades diretamente oferecidas à comunidade. Preferencialmente, serão publicados aqueles cursos oferecidos de forma gratuita ou que tenham possibilidade de isenção no pagamento. Não serão divulgados cursos não institucionalizados, ainda que oferecidos pessoalmente por servidores ou estudantes da UFSC.
  • Comunicados aos servidores – Avisos e comunicados de interesse exclusivo de servidores em atividade deverão usar preferencialmente outros canais institucionais, como o e-mail funcional e a newsletter Divulga UFSC. Poderão ser divulgadas matérias de interesse amplo e/ou sobre políticas de desenvolvimento na carreira ou de gestão de recursos humanos, além de publicações do governo federal que interessem ao conjunto de servidores.
  • Transmissões ao vivo (lives) e eventos abertos – lives e eventos abertos à participação da comunidade são ações de extensão, por isso poderão ser divulgados. No entanto, lives ou seminários sobre temas de interesse de um público muito restrito (hipersegmentação), com pouca oferta de vagas ou apenas para iniciados não serão divulgados pelo site.
  • UFSC na mídia – Com o objetivo de valorizar a contribuição de especialistas ao debate público e à divulgação científica em diferentes mídias, serão divulgadas participações relevantes de servidores e estudantes da Universidade em conteúdos como programas televisivos, podcasts jornalísticos ou de divulgação científica, reportagens, séries e outros produtos. Nesses casos, será indicado no portal UFSC.BR se tratar de “UFSC na mídia”, quando o conteúdo foi gerado de forma espontânea, ou seja, sem que tenha sido sugestão ou apontamento da SECOM aos órgãos de imprensa. As publicações devem conter link para o conteúdo original, que deve estar disponível ao acesso público. O “UFSC na mídia” não contempla o gênero artigo opinativo.
  • Prêmios, reconhecimentos e homenagens – Poderão ser divulgados prêmios, reconhecimentos e homenagens obtidos por servidores e estudantes da UFSC, relacionados a atividades ligadas à vida acadêmica da pessoa agraciada, na medida da relevância da premiação, reconhecimento ou homenagem para a sociedade, em alinhamento com o expresso neste documento e nos objetivos da Universidade. Como regra, o portal UFSC.BR não divulgará finalistas em premiações, salvo em casos de ineditismo e na medida da relevância da premiação.
  • Periódicos científicos – O portal UFSC.BR publicará notícias de lançamento de novas edições de periódicos científicos editados ou que tenham vínculo institucional com a Universidade, na medida de sua importância para comunidade de pesquisadores e abrangência para o público em geral. A notícia conterá link para a nova edição do periódico. Não serão reproduzidos artigos científicos no portal UFSC.BR, salvo em partes e quando integrarem o material jornalístico.
  • Notas de falecimento – Serão divulgadas no site oficial da UFSC, em forma de notícia, somente as notas referentes a falecimento de pessoas que possuam vínculo direto com a UFSC, a saber: servidores docentes (ativos ou aposentados), servidores técnico-administrativos (ativos ou aposentados), discentes devidamente matriculados (graduação ou pós-graduação) e funcionários terceirizados.

Conteúdos NÃO publicados pelo portal UFSC.br:

O Portal UFSC.BR não fará a divulgação de artigos de opinião, notas de repúdio ou afins, exceto notas públicas emitidas pela Administração Central e/ou aprovadas pelo Conselho Universitário. Também não serão divulgados os seguintes conteúdos:

  • Ofertas de bolsas ou processos seletivos de estágios, empregos ou outras oportunidades remuneradas. Nestes casos, a divulgação será direcionada para outros canais oficiais, como a newsletter Divulga UFSC, cuja equipe fará a avaliação com base na abrangência de público e pertinência. Tais oportunidades podem ser direcionadas para o Departamento de Integração Profissional (DIP) da UFSC, que possui portal próprio (Central de Carreiras) para divulgação desses conteúdos.
  • Processos seletivos para ligas acadêmicas ou esportivas, empresas juniores, clubes, e similares. Nestes casos, a divulgação será direcionada para outros canais, como a newsletter Divulga UFSC ou as mídias sociais da Universidade, que irão avaliar a possibilidade de divulgação conforme as características específicas de cada meio, abrangência de público e pertinência.
  • Disciplina isolada em cursos de graduação ou pós-graduação, assim como seminários que – embora abertos – sejam equiparados a disciplinas.
  • Relatórios setoriais de gestão e balanços de atividades/realizações, exceto, para relatórios de gestão da Administração Central para fins de atendimento ao princípio da transparência, com amplo interesse da comunidade interna e externa.
  • Chamadas para publicações de artigos em periódicos e submissão de trabalhos para eventos.
  • Publicações da UFSC sem ISBN.
  • Promoções de cunho estritamente pessoal ou nomeações em conselhos, entidades de classe ou cargos públicos que não envolvam amplo interesse público, a menos que sejam órgãos deliberativos nacionais com impacto em políticas de Educação Superior, Ciência e Tecnologia ou que sejam feitos inéditos.
  • Etapas de concursos públicos para provimento de cargos que não sejam o lançamento de edital (e prorrogação, se for o caso), início de inscrições e divulgação de resultados.

Como são tratadas as sugestões ao portal UFSC.br:

Todos os conteúdos enviados e sugeridos para publicação no portal UFSC.BR passarão pela validação e tratamento de servidores técnicos especializados em comunicação. Não serão publicados textos em linguagem inadequada ou não validada por esses profissionais. Todas as requisições de publicação devem ser encaminhadas, com antecedência mínima de dois dias úteis, para o e-mail agecom@contato.ufsc.br ou via formulário específico para essa finalidade disponível no site agecom.ufsc.br/sugira. Pedidos que não atendam a essas características não serão publicados no Portal UFSC.br.

Para a melhor análise, sugere-se ao solicitante que envie, além do formulário completo disponível em agecom.ufsc.br/sugira, uma sinopse, entre cinco e dez linhas, sobre o material a ser divulgado. Se for um evento acadêmico, por exemplo, é importante justificar sua relevância para a comunidade ou contextualizar brevemente o assunto; se for uma pesquisa acadêmica, um breve resumo contendo objetivos e resultados.

Materiais recebidos apenas em formato de imagem (cartazes, folder digital, postagens, etc.) não serão avaliados.


Esta política editorial foi atualizada em 28 de fevereiro de 2023.

As páginas vinculadas ao portal UFSC.br são gerenciadas pela equipe da Coordenadoria de Divulgação e Jornalismo Científico da Agência de Comunicação (Agecom). Para entrar em contato, escreva para agecom@contato.ufsc.br ou ligue (48) 3721-9601.