Mídias Sociais UFSC

Diretrizes da Política Editorial de Mídias Sociais da UFSC

1. As páginas e perfis oficiais da UFSC publicam exclusivamente campanhas, notícias, avisos e eventos organizados ou apoiados pela Universidade, sendo necessário vínculo institucional formalizado.

2. As postagens nas páginas e perfis das redes sociais oficiais da UFSC devem respeitar as características e formatos de mídia privilegiados por cada plataforma (áudio, vídeo, fotografia, texto), de modo a obter a melhor qualidade e aproveitamento do material produzido e garantir o alcance nas redes.

3. Conteúdos de utilidade pública, não diretamente ligados à UFSC, podem ser publicados e/ou compartilhados levando-se em conta a fonte, a credibilidade da informação e sua relevância social, a critério da Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias.

4. A publicação de notícias, eventos e avisos é feita principalmente a partir dos conteúdos publicados no portal da UFSC (noticias.ufsc.br), boletim Divulga UFSC e outros meios oficiais de comunicação da Universidade.

5. Nas plataformas que disponibilizam ferramentas de visualização temporária, as mesmas serão utilizadas, preferencialmente, para a divulgação de notícias ou avisos de caráter efêmero.

6. A Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias cria e publica conteúdos desenvolvidos exclusivamente para as redes sociais, postando-os diretamente nas plataformas.

7. Tendo em vista o público das mídias sociais da UFSC, será priorizada a publicação de notícias, eventos e avisos de interesse das comunidades universitária e externa, não cabendo nestes canais a divulgação de conteúdos de interesse restrito.

8. Para um maior engajamento, as publicações devem seguir os critérios dos algoritmos das diversas mídias sociais, com intervalos mínimos de 01 (uma) hora entre as postagens e com poucas postagens ao dia, de modo a garantir maior alcance e número de visualizações para cada uma delas, exceto em casos urgentes.

9. A UFSC pode realizar postagens conjuntas com outras instituições públicas relativas a campanhas ligadas a temas como educação, saúde e cidadania; promoção da divulgação científica; e de eventos interinstitucionais, desde que a Universidade seja parte promotora e/ou apoiadora.

10. Para os eventos: devido ao fluxo das redes, recomenda-se publicá-los respeitando-se a cronologia das suas realizações ou datas-limite de inscrição, com o máximo de 07 (sete) dias de antecedência.

11. Deve-se evitar o culto à personalidade nas ações a serem divulgadas, preferindo-se identificar as instituições envolvidas a valorizar restritivamente as pessoas envolvidas (princípio da impessoalidade).

12. A linguagem das páginas e perfis da UFSC deve ser informal e acessível a todos os públicos. Serão utilizados links diretos para as notícias ou eventos, imagens, vídeos, hashtags e gifs, evitando-se sempre que possível textos com mais de três linhas. Referências à cultura pop, a personagens ou a assuntos viralizados nas redes podem ser utilizadas como forma de aumentar o alcance das publicações e o engajamento com os usuários.

13. O gerenciamento das páginas e perfis e a interação com os usuários seguirão os termos de uso abaixo:

13.1 As páginas e perfis divulgam informações sobre a UFSC. Elogios, questionamentos, sugestões e críticas serão bem-vindos, considerados os parâmetros de civilidade no desenvolvimento argumentativo.

13.2 Comentários difamatórios, que molestem, ameacem ou, de alguma forma, violem leis e direitos serão apagados. Em caso de reincidência, a conta do autor será bloqueada.

13.3 Usuários cujos comentários configurem infrações ou crimes previstos em lei estão sujeitos às penalidades cabíveis na forma da legislação vigente, uma vez que os mesmos restam expostos em espaço público virtual podendo qualquer cidadão efetuar denúncia.

13.4 Spams (lixo eletrônico), conteúdo de cunho eleitoral, publicidade em geral, pornografia, ofensas e mensagens que incitem o ódio, o preconceito e a violência serão apagados. Em caso de reincidência, a conta do autor será bloqueada.

13.5 Mensagens que incentivem, deliberadamente, a propagação de fake news, promovam a desinformação e o negacionismo científico serão apagadas. Em caso de reincidência, a conta do autor será bloqueada.

13.6 Os moderadores da UFSC poderão efetuar denúncias às plataformas dos comentários postados nas páginas e perfis institucionais, que violem as diretrizes de comunidade estabelecidas pelas mesmas, tendo em vista o zelo por um ambiente de interação saudável.

13.7 A UFSC não faz uso de ferramentas de atendimento automatizado em suas redes (chat bots). Os administradores da página estão on-line de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e, sempre que possível, tentarão interagir com os usuários e responder, individualmente, a todos os questionamentos.

13.8 A responsabilidade pelos comentários é dos usuários, e as opiniões expressas não representam, necessariamente, as da UFSC.


Esta política editorial foi atualizada em 18 de janeiro de 2023.

As páginas e perfis da UFSC nas mídias sociais são gerenciadas pela equipe da Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias da Agência de Comunicação (Agecom). Para entrar em contato, escreva para midiassociais.agecom@contato.ufsc.br.