Edson Roberto De Pieri

Edson Roberto De Pieri, 57, “UFSC de Verdade”

Biografia

Filho mais novo de uma família de quatro irmãos, foi o primeiro membro dos dois ramos da família a obter um diploma universitário. Graduou-se em Estatística e em Matemática de Sistemas pela Unicamp, onde também cursou mestrado na área de Telecomunicações e Automação. Seu doutorado foi realizado na Université Pierre et Marie Curie, na França. Ingressou como professor na UFSC em 1992 e tornou-se professor titular em 2014. Assumiu a vice-direção do Centro Tecnológico (CTC) em 2012 e desde 2016 é Diretor do CTC. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e diretor técnico da FEESC. Em 2015 candidatou-se a reitor da UFSC pela chapa “UFSC+” e foi o mais votado no segundo turno em duas das três categorias. É casado com a professora da UFSC Patricia Plentz, com quem tem dois filhos.

Mensagem

UFSC [DE VERDADE] expressa a essência de uma visão estratégica de nossa instituição. A UFSC deve continuar sendo uma universidade pública, gratuita e de qualidade. É o lugar do saber, da ciência, da arte, da cultura e da liberdade a serviço da sociedade! A força e o dinamismo da UFSC estão assentados em dois tripés. O primeiro deles é da própria constituição da universidade moderna: o ensino, a pesquisa e a extensão. O segundo representa os três segmentos que compõem a universidade: os estudantes, os servidores técnico-administrativos e os docentes.

A minha candidatura incluiu em sua proposta de gestão um terceiro tripé: o diálogo, a transparência e a autonomia responsável. Não dar atenção a estes conceitos tem levado nossa universidade a decisões sem se ouvir as principais partes envolvidas; a se distanciar e a levantar dúvidas quanto a nossos atos e à não prestação adequada de contas à sociedade que nos financia. Por não respeitarmos o diálogo e a transparência estamos abdicando do exercício pleno da autonomia universitária.

Estou convicto que posso contribuir para a construção da UFSC verdadeiramente acadêmica, produtora e difusora de conhecimento científico, cultural e artístico, que respeite a diversidade, que seja inclusiva, interdisciplinar, internacionalizada e ativa na inserção social. Defendo a necessidade de que se renovem as práticas políticas, se promova uma reforma acadêmica e uma reorganização administrativa para valorizar a competência dos nossos docentes, TAEs e alunos.

Escolhi o número 57, idade da UFSC, para homenagear uma história vitoriosa e para representar o conjunto de 57 propostas de nosso programa, que foram elaboradas em conjunto com a comunidade universitária. Junte-se a nós!

Canais de Divulgação e Comunicação

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