Agecom participa do 4º encontro do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais

18/09/2019 14:07

Entre os dias 21 e 23 de agosto, foi realizada a 4º edição do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em Maceió. A Agência de Comunicação da UFSC (Agecom) foi representada pelo servidor Ricardo Torres que apresentou os trabalhos realizados no âmbito do “Grupo de Trabalho dos Agentes de Comunicação da UFSC“.

O principal objetivo do evento foi debater estratégias de comunicação alinhadas aos interesses de universidades públicas frente a cortes de investimento em educação e propagação de notícias falsas relacionadas as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Durante o encontro, que contou com a participação de gestores de comunicação de universidades federais de todas as regiões do País, os participantes trocaram experiências e falaram sobre medidas conjuntas em defesa do ensino superior público. Na ocasião também foram realizadas palestras, cursos e debates.

Carta de Maceió
No encerramento do Cogecom os participantes propuseram a “Carta de Maceió“, documento que aponta a relevância da comunicação nas universidades públicas e apresenta manifestações coletivas como: “Diante do obscurantismo que paira no cenário nacional e coloca em xeque a democracia e a autonomia universitária, o Cogecom reforça que a universidade é uma conquista, legado histórico, deve servir ao povo. Preocupado com a ingerência na nomeação de gestores, desrespeitando a vontade da comunidade acadêmica, as propostas do Future-se e do Portal Único do governo (gov.br), a extinção de cargos comissionados, o congelamento orçamentário e bloqueio de recursos e os constantes ataques à imagem das instituições, entre outros temas, o Colégio repudia veementemente qualquer iniciativa que atente contra os alicerces da universidade federal e que coloque em risco o financiamento público das instituições e as carreiras públicas de docentes e técnico-administrativos”.

O documento também destaca a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) como um elemento de apoio das instituições no combate a desinformações.

Tags: agecomCarta de MaceióCogecom 2019