Trinta anos da Agecom

03/06/2022 11:28

Equipe da Agecom e integrantes do grupo de agentes de comunicação (Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC)

Há lugares na UFSC em que se sente uma presença de algo histórico, marcante. Chegar à Agecom traz um pouco desse sentimento. É um lugar vivo, um ambiente que já presenciou muitos momentos impactantes e históricos da instituição. Em cada canto uma história, uma imagem, uma lembrança da UFSC que já existiu e que ainda pulsa e se transforma.

Afinal, há trinta anos, é na Agecom que se recebe e dissemina as principais notícias da UFSC. É onde nascem os textos, as campanhas, os materiais que levam informação e a imagem da instituição pelo mundo. Onde se contam as histórias dessa comunidade de cerca de 50 mil pessoas que se renova e oferece à sociedade elementos intangíveis, conhecimento que a transforma, que alimenta o cotidiano social, onde se preservam as memórias e se lançam as ideias que modificam o futuro.

A missão que a Agecom assume, de “socializar informação e conhecimento, com a intenção de contribuir para a construção de uma sociedade justa, democrática e com qualidade de vida”, é compartilhada. É dividida entre os 24 servidores e estagiários, e por  mais de 50 colaboradores que já passaram por essa casa e já se aposentaram ou seguiram outros caminhos. É uma missão que, mais recentemente, cabe também aos mais de 60 Agentes de Comunicação, membros do Grupo de Trabalho permanente que está presente em cada Centro de Ensino.

Uma missão como essa não cabe somente dentro de um setor, dentro de uma caixinha num organograma. Cabe em toda a UFSC, em toda pessoa que passou por esses corredores, por essas salas de aula, essas paredes reais ou virtuais.

Comunicar-se sobre a UFSC, dentro e fora da instituição, é algo que cada servidora e servidor, cada estudante e membro dessa comunidade deveria também ter como missão. Afinal, de que adianta gerar conhecimento e guardá-lo todo para si? Ou ainda, comunicar-se apenas com seus pares? Como a sociedade poderá valorizar a sua Universidade Federal se não a conhece, não conhece seus impactos?

Para isso, existimos como Agecom, fundada em 3 de junho de 1992 em substituição ao Departamento de Imprensa e Marketing (DIM). Há 30 anos cumprimos nossa missão diária, no esforço de abrir as portas da UFSC para o mundo. Milhares de projetos, eventos, publicações são divulgadas anualmente por intermédio da Agecom e de seus servidores. Faremos muito mais se mobilizarmos mais pessoas nessa missão, que deve ser coletiva. Somos 50 mil, e podemos ser muitos mais se conseguirmos chegar a toda a sociedade com o conhecimento aqui gerado.

A missão da Agecom jamais se extinguirá enquanto existir a universidade pública. Existirá sempre a comunicação dessa universidade com a sociedade que a mantém. A história da UFSC está imbricada com a da Agecom, pois o fazer comunicativo em mais de 60 anos da instituição, foi registrado nos diversos informativos produzidos pela equipe ao longo destas décadas. Com esse espírito celebra-se 30 anos, e planeja-se muitos anos mais de futuro.