Retrospectiva UFSC
O ano de 2017 ficará marcado na história da UFSC. Foi um período de grande ruptura e cujos impactos ainda não podem ser mensurados. As consequências dos acontecimentos ainda estão em curso. Neste período a universidade teve quatro reitores. As mudanças, contudo, foram motivadas pelos eventos de maior relevância: a prisão e posterior morte do reitor eleito Luiz Carlos Cancellier. Com isso, 2017 significou uma abrupta mudança no curso da instituição, porém, sem tornar claros os rumos dessa mudança.
Se por um lado há incerteza, por outro lado o futuro está em aberto. Construir este futuro, no entanto, só é possível a partir da compreensão do momento histórico. E parte relevante desse momento foi registrado pela Agência de Comunicação da UFSC (Agecom). No emblemático ano de seu 25º aniversário, a Agência cobriu o cotidiano da universidade com agilidade e comprometimento institucional.
E são as reportagens que resultaram deste trabalho que compõem a série que aqui apresentamos. A retrospectiva de 2017, produzida no mês de janeiro de 2018, busca oferecer à comunidade universitária uma síntese dos principais fatos deste complexo ano que vivemos. São seis matérias, agrupadas por bimestres. Cada texto é de autoria de um membro da equipe da Agecom, que trouxe seu olhar para os eventos que tiveram cobertura da Agência. Essa retrospectiva visa ao registro e memória de um dos mais marcantes anos da história recente da UFSC.