UFSC Sempre: Edson de Pieri e Marcela Boro Veiros

Biografias

Edson de Pieri é professor do Departamento de Automação e Sistemas da UFSC desde 1992. Seu amor pelo conhecimento começou cedo e o levou a se graduar em dois cursos: Matemática de Sistemas e Estatística, ambos pela Unicamp. Também pela Unicamp, tornou-se mestre em Engenharia Elétrica. Já o doutorado foi cumprido em Paris IV. Além de apaixonado pela docência, Edson é Bolsista Produtividade do CNPq. Sua experiência administrativa é de tirar o fôlego: é diretor do CTC e diretor administrativo da FEESC; antes disso, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e vice-diretor do CTC. É casado com a professora da UFSC Patricia Plentz e pai de dois filhos.

Marcela Boro Veiros já estudou e trabalhou em vários lugares do mundo: fez doutorado em Portugal e pós-doutorado nos EUA, além de ter sido professora na Unifesp. Mas a sua paixão é mesmo a UFSC: aqui se formou em Nutrição; aqui, fez o mestrado em Engenharia de Produção; e aqui, desde 2012, é professora efetiva. Pesquisadora reconhecida e docente admirada pelas alunas e alunos, Marcela ainda encontra tempo para o ativismo social: é membro da Universidade e Promotora de Saúde e figura de ponta nos movimentos contra violência de gênero na UFSC.

Mensagem

UFSC SEMPRE 66 – Edson e Marcela

Graças a 60 anos de empenho e dedicação de docentes, TAEs e estudantes, a UFSC é motivo de orgulho para a sociedade catarinense. Sua imensa produção em pesquisa, seu primoroso trabalho na formação de jovens, seu impressionante Hospital Universitário e seus projetos com os mais diferentes agentes e instituições públicos e privados fazem de nossa Universidade uma das cinco maiores do país. Mas a UFSC anda muito machucada. Políticas federais desastrosas determinaram cortes orçamentários significativos e desprestigiaram ciência, tecnologia, artes, cultura, filosofia e educação. O mais grave de tudo isso é que temos atualmente uma Reitoria passiva, lenta e desorganizada, que permite que a imagem pública da Universidade se deteriore, o número de inscritos no vestibular despenque, a comunidade universitária se sinta órfã de liderança. A morosidade da Administração Central chegou a tal ponto que, há mais de um ano, não dispomos de vários contratos com empresas de manutenção de prédios e equipamentos. Proliferam problemas hidráulicos e elétricos, infiltrações, fachadas sem pintura, vias públicas esburacadas, aparelhos de ar condicionado quebrados. A volta ao ensino presencial ocorrerá em condições muito precárias. A UFSC não pode e não merece conviver com isso por mais quatro anos.

É para virar esse jogo que a nossa candidatura foi lançada. Ela se chama UFSC SEMPRE porque resgata, fortalece e concretiza os valores que SEMPRE foram os alicerces da UFSC. UFSC SEMPRE significa dar lugar central à dimensão acadêmica da Universidade, impedindo que ela se confunda com um partido político ou uma empresa privada. UFSC SEMPRE combina nossa longa experiência administrativa com paixão pela pesquisa e a docência.

Sonhamos com uma UFSC que se desburocratize por meio de uma ampla Reforma Administrativa; que crie uma Pró-Reitoria de Inclusão e Diversidade; que dê tempo, espaço e liberdade para que os professores e TAEs desenvolvam suas potencialidades e se realizem no trabalho. Sonhamos com uma UFSC que seja cada vez mais protagonista no sistema universitário brasileiro e internacional. Sonhamos com uma UFSC que assegure a qualidade da formação e a permanência estudantil por meio de bolsas, BU 24h e um RU saudável e amplamente subsidiado. Esse sonho está literalmente ao alcance da mão. Basta digitar 66, UFSC SEMPRE: Edson e Marcela.

Redes sociais
ufsc.sempre@gmail.com