UFSC Viva: Cátia Carvalho Pinto e Rodrigo Moretti

Biografias

Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto é natural de Florianópolis, Santa Catarina, e cresceu no bairro Trindade. Por isso, sempre teve contato com a Universidade Federal de Santa Catarina. Formou-se em Ciências Biológicas na UFSC, mas foi só depois de terminar a graduação, enquanto participava como pesquisadora de um projeto na área ambiental, que decidiu seguir carreira acadêmica. Fez mestrado e doutorado em Engenharia Ambiental, também pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora do campus UFSC Joinville. Em 2014 foi eleita diretora-geral do campus da UFSC em Joinville, cargo em que permaneceu por dois mandatos. Teve como principal feito, enquanto diretora do campus, a construção da nova sede única da UFSC na cidade. Uma estrutura de primeiro mundo, dentro do maior parque empresarial multissetorial da América Latina. Iniciativa única no Brasil.

Rodrigo Otávio Moretti-Pires é natural de Ribeirão Preto, São Paulo, cidade onde cresceu e teve suas primeiras formações. Graduou-se em Odontologia pela USP, onde também fez mestrado em Saúde Pública e doutorado em Ciências na EERP/USP. Foi a participação em estágios de docência durante o mestrado e doutorado que despertaram em Moretti a paixão pela sala de aula. Mesmo tendo sido cirurgião-dentista de carreira em uma prefeitura do interior de São Paulo, e clinicado por anos em consultórios privados, escolheu seguir o chamado de tornar-se professor. Em 2006 virou docente da UFAM. Em 2009 passou a ser professor da UFSC. Depois de sua chegada a Universidade Federal de Santa Catarina graduou-se em Ciências Sociais e fez mestrado e doutorado em Sociologia Política. Foi também coordenador do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva e atualmente é chefe do Departamento de Saúde Pública da universidade.

Mensagem

UFSC VIVA 84 – Cátia e Moretti

Nossa universidade é pública, gratuita e de qualidade. É democrática, e é nisso que resplandece a sua presença político-institucional, pois que ela é plural e diversa, e por isso criativa, dinâmica e inovadora. É viva e dá vida!

O confinamento impactou a comunidade universitária, e o retorno presencial é um desafio a ser enfrentado com os valores e os princípios que norteiam nossa instituição, mas também com experiência e concretude nas ações. Tendo por foco sua comunidade universitária, em especial atenção aos estudantes, um desafio que se instaura é como lidar com o luto, com o sofrimento psíquico, com os problemas da permanência estudantil, sendo fundamental a construção e implementação de uma política intersetorial de atenção psicossocial com pragmaticidade e infraestrutura necessária ao recebimento da comunidade universitária para um novo período. O desafio do novo tempo é não perder o fio condutor da nossa identidade institucional, porque a UFSC, enfim, é uma instituição republicana e socialmente comprometida.

Uma UFSC atenta à realização plena de um Estado Social e Democrático de Direito, que prima pelos direitos sociais e individuais: liberdade, segurança, bem-estar e desenvolvimento sustentável; a amparar-se na igualdade e na justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna e pluralista; com acessibilidade e inclusão, e sempre voltada a promover o bem de todos na equidade de gênero; sem preconceito de qualquer natureza e com a eliminação de quaisquer formas de discriminação. Uma universidade, enfim, comprometida com a autonomia didático-científica e administrativa, com gestão financeira e patrimonial orientada pelo princípio entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

Diante do cansaço, a UFSC é potencial de renovação. Na escuridão, a UFSC é luz e ciência. Diante da morte, a UFSC é vida, porque frente ao luto, a UFSC é ressignificação, renascimento, resiliência e reencontro.

Whatsapp da Campanha: (48) 99618 – 9449
Site Oficial