MEC nomeia Ubaldo Cesar Balthazar reitor da UFSC

04/07/2018 11:00

Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 4 de julho de 2018, a nomeação do professor Ubaldo Cesar Balthazar para o cargo de reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em mandato de quatro anos. O Decreto pode ser acessado neste link e foi assinado pelo Presidente da República e pelo Ministro da Educação.

A votação da Consulta Pública para reitor 2018 contou com três candidatos (52, Ubaldo Cesar Balthazar; 57, Edson Roberto De Pieri; 80, Irineu Manoel de Souza) e ocorreu, em primeiro turno, no dia 28 de março. O segundo turno foi realizado no dia 11 de abril, sendo que Ubaldo obteve 56,19% dos votos (resultado oficial do segundo turno). Mais de 40 mil eleitores estavam aptos a comparecer às urnas, envolvendo estudantes e servidores dos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. Depois, em 11 de maio, teve o nome confirmado em sessão especial do Conselho Universitário, com mais de 87% dos votos de conselheiros.

“É uma grande notícia que traz consigo o peso da responsabilidade em assumir, em definitivo, a gestão da UFSC. Sempre disse que não me imaginava no cargo, mas desde que a comunidade me escolheu e meus colegas do Conselho Universitário confirmaram meu nome, passei a encarar a tarefa como legado de meus mais de 40 anos na instituição. Agora vamos continuar o trabalho iniciado pelo professor Cancellier e pela professora Alacoque, legitimados pela comunidade e com o apoio de todos que querem uma UFSC forte, em paz e em harmonia”, declarou Ubaldo.

Ubaldo Cesar Balthazar é Professor Titular da UFSC, onde ingressou em 1º de março de 1978. Doutor em Direito pela Universidade Livre de Bruxelas, Mestre e Graduado em Direito, ambos pela UFSC. Atua no ensino, pesquisa e extensão em direito tributário, tributos, Sistema Tributário Nacional, direito público e princípios constitucionais tributários. Foi Coordenador do Curso de Graduação, do Programa de Pós-Graduação em Direito, Chefe do Departamento, Vice-Diretor e Diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Ex-Presidente do Conselho Curador da Fundação José Arthur Boiteux. Escritor, tem vários livros e artigos publicados. Membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/SC e do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC). Natural de Siderópolis, tem 65 anos, casado e três filhas. Estava respondendo como Reitor Pro Tempore da UFSC desde 27 de novembro do ano passado.

A eleição do novo Reitor foi realizada em razão da morte do professor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em outubro de 2017. A vice-reitora, Alacoque Lorenzini Erdmann, segue no cargo até maio de 2020. A posse do professor Ubaldo ainda não foi agendada pelo MEC.

Retrospectiva da Consulta

Comunidade universitária escolhe Ubaldo para reitor da UFSC

Ubaldo fala à imprensa sobre vitória na consulta pública para Reitor e os desafios à frente

Cerca de 40 mil eleitores podem comparecer às urnas nesta quarta