Orientações para ações de comunicação durante processos eleitorais internos

22/09/2020 14:18

A Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC recomenda aos Agentes de Comunicação, bem como ao público interno, que trabalha com a divulgação dos Centros de Ensino, Departamentos, e campi a cautela na comunicação setorial em períodos em que se realizam processos eleitorais na instituição. Assim como a Agecom lida com a comunicação durante os processos de escolha de reitores, recomendamos que os setores, especialmente os Centros de Ensino, observem o respeito aos princípios da Administração Pública nos períodos eleitorais – em especial o princípio da Impessoalidade.

Recomenda-se que os Centros evitem a comunicação com peso especial para este ou aquele candidato nas redes sociais e páginas institucionais. Um exemplo é a cobertura de notícias durante o processo eleitoral de escolha de reitores. Nesse período, a Agecom costuma produzir uma página com informações padronizadas de cada um dos candidatos (veja um exemplo de 2018) e concentra a comunicação institucional no processo eleitoral: qual a composição da comissão eleitoral, cronogramas, matérias sobre o processo de votação (datas, horários, locais, urnas). O peso da representação de cada segmento da comunidade (se existir), quem está habilitado a votar.

Em relação às candidaturas, quando houver mais de uma chapa, a orientação é que se procure sempre garantir a isonomia entre os candidatos. Por exemplo, pode-se divulgar algum evento, como um debate com a participação de todos os candidatos. Se forem feitos perfis dos candidatos, o ideal é que todos tenham as mesmas perguntas ou informações básicas. Em suma, buscar um equilíbrio de oportunidades e visibilidade para todas as candidaturas.

Recomendamos, ainda, que se evite envolver-se na organização de campanhas eleitorais, e que não se utilizem os canais institucionais para eventos de uma única candidatura, mesmo que o assunto abordado não seja de cunho eleitoral. Se for somente uma chapa concorrendo, pode-se aprofundar um pouco mais as propostas e projetos daquela candidatura.