-
Serviços da Agecom
Publicado em 23/11/2018 às 17:07A Agência de Comunicação (Agecom) é o setor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) responsável pela divulgação de matérias jornalísticas e de eventos no portal da UFSC, nos boletins eletrônicos Divulga UFSC e Semana UFSC, na revista UFSC Ciência e nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Também responde pela Identidade Visual, pela guarda da Memória Fotográfica e pelas campanhas institucionais.
Nossos serviços:
Redação – (48) 3721-9601/9602 ou e-mail
- Portal da UFSC e Revista UFSC Ciência
Sugestão de pautas, pedidos de divulgação de eventos e publicação de matérias no site oficial ufsc.br
Público-alvo: comunidade interna e externa
Acesse o Formulário de divulgação no site- Atendimento à imprensa
Repasse de fontes (especialistas que tratam de temas do cotidiano local e nacional) à imprensa externa.
- Guia de Fontes
Inserção do(a) pesquisador(a) no Guia de Fontes, o qual disponibiliza servidores docentes, técnico-administrativos em Educação e alunos de pós-graduação da UFSC.
- Agentes de Comunicação/Seção Comunica
Assessoria aos setores da instituição nos seus processos de comunicação organizacional.
(48) 3721-9601 ou e-mail
- Mídias Sociais
E-mail:
Público-alvo: comunidade interna- Divulga UFSC
E-mail:
Público-alvo: comunidade interna
Acesse o Formulário de divulgação- Semana UFSC
E-mail
Público-alvo: imprensa
(48) 3721-4558
- Identidade Visual e campanhas institucionais
E-mail:
Público-alvo: comunidade interna
(48) 3721-9233
- Serviço de Clipagem (física e eletrônica) e disponibilização de material da UFSC para pesquisa
Público-alvo: comunidade interna e externa
(48) 3721-2818
- Memória Fotográfica (Acervo)
Público-alvo: comunidade interna e externa
-
Agecom lança Manual de Boas Práticas em Mídias Sociais da UFSC
Publicado em 11/12/2019 às 11:26A Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC lança, neste mês de dezembro de 2019, um Manual de Boas Práticas em Mídias Sociais. A publicação é de leitura on-line e destina-se àqueles servidores que fazem gestão de redes sociais para seus laboratórios, departamentos, Centros de Ensino, ou mesmo setores administrativos como Secretarias e Pró-Reitorias na instituição. O objetivo é fornecer subsídios para unificar a linguagem da Universidade em todas as plataformas nas quais a UFSC se faz presente.
“Entendemos que a Agecom não tem condições de gerenciar todos os perfis de redes sociais nas quais a UFSC se apresenta à sociedade, mas é nosso dever instruir as pessoas que o fazem, para alinhar nosso discurso e unificar a voz da instituição”, salienta Pipo Quint, coordenador de Comunicação Organizacional e Novas Mídias da Agecom. O material é de linguagem fácil e abrangente e traz reflexões e dicas importantes para quem gerencia os perfis nas redes.
“É a primeira vez que publicamos um Manual para mídias sociais, e esperamos, com isso, atender uma demanda grande que temos aqui na UFSC, que é orientar sobre a postura correta que cada perfil institucional deve ter. Cada setor que decide criar um perfil institucional deve estar preparado para representar a instituição com seriedade, responder com rapidez, atentar para a veracidade das informações e estar alinhado com a linguagem utilizada nos perfis oficiais da UFSC nas redes sociais”, complementa Mayra Cajueiro Warren, diretora da Agecom.
A UFSC atualmente possui perfis oficiais no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube. Todos os perfis oficiais são geridos pela Agecom.
O Manual pode ser baixado em formato PDF por meio do link.
-
Agecom participa do 4º encontro do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais
Publicado em 18/09/2019 às 14:07Entre os dias 21 e 23 de agosto, foi realizada a 4º edição do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em Maceió. A Agência de Comunicação da UFSC (Agecom) foi representada pelo servidor Ricardo Torres que apresentou os trabalhos realizados no âmbito do “Grupo de Trabalho dos Agentes de Comunicação da UFSC“.
O principal objetivo do evento foi debater estratégias de comunicação alinhadas aos interesses de universidades públicas frente a cortes de investimento em educação e propagação de notícias falsas relacionadas as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Durante o encontro, que contou com a participação de gestores de comunicação de universidades federais de todas as regiões do País, os participantes trocaram experiências e falaram sobre medidas conjuntas em defesa do ensino superior público. Na ocasião também foram realizadas palestras, cursos e debates.
Carta de Maceió
No encerramento do Cogecom os participantes propuseram a “Carta de Maceió“, documento que aponta a relevância da comunicação nas universidades públicas e apresenta manifestações coletivas como: “Diante do obscurantismo que paira no cenário nacional e coloca em xeque a democracia e a autonomia universitária, o Cogecom reforça que a universidade é uma conquista, legado histórico, deve servir ao povo. Preocupado com a ingerência na nomeação de gestores, desrespeitando a vontade da comunidade acadêmica, as propostas do Future-se e do Portal Único do governo (gov.br), a extinção de cargos comissionados, o congelamento orçamentário e bloqueio de recursos e os constantes ataques à imagem das instituições, entre outros temas, o Colégio repudia veementemente qualquer iniciativa que atente contra os alicerces da universidade federal e que coloque em risco o financiamento público das instituições e as carreiras públicas de docentes e técnico-administrativos”.O documento também destaca a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) como um elemento de apoio das instituições no combate a desinformações.
-
Agecom seleciona estudantes de Jornalismo para estágio obrigatório
Publicado em 18/06/2019 às 11:07A Agência de Comunicação da UFSC lança Edital de seleção para sete vagas para estudantes de Jornalismo em estágio obrigatório não-remunerado nos setores da Agecom, durante o segundo semestre de 2019. As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio eletrônico, com o envio do formulário de inscrição, devidamente preenchido, para o e-mail
As vagas disponíveis serão assim dispostas:
1) Coordenadoria de Divulgação e Jornalismo Científico – 5 vagas
a. Jornalismo Científico
b. Divulgação de eventos e Assessoria de Comunicação
c. Produção Audiovisual e Podcasts2) Coordenadoria Comunicação Organizacional e Novas Mídias – 2 vagas
a. Redes Sociais
b. Newsletter Divulga / Semana UFSCHá 27 anos, a Agecom promove a divulgação de matérias jornalísticas e de eventos nos meios de comunicação oficiais da Universidade, como o portal da UFSC; os boletins eletrônicos Divulga UFSC e Semana UFSC; a revista e o podcast UFSC Ciência; as séries em vídeo como o UFSC Explica e Vida UFSC; as redes sociais oficiais da UFSC no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. Também respondemos pela Identidade Visual e marca UFSC, pela guarda da Memória Fotográfica e pelas campanhas institucionais. Conheça a estrutura da Agecom por meio deste link.
Prazos e seleção
Os interessados devem incluir, no formulário de inscrição, seus dados pessoais e a proposta de Plano de Trabalho, com o objetivo do estágio, contribuição para formação, disponibilidade de horas e proposta de cronograma. As inscrições estão abertas de 19 de junho a 03 de julho de 2019.
A seleção será realizada entre os dias 04 a 19 de julho de 2019, em horários e datas a serem conbinadas. O resultado será divulgado até o dia 26 de julho de 2019 no site da Agecom. A efetivação do estágio e a entrega do SIARE preenchido deverão ocorrer entre os 29 de julho a 02 de agosto de 2019. O início do estágio está previsto para 12 de agosto de 2019.
Mais informações no Edital ou pelos telefones e e-mail da Agecom.
(48) 3721-9601 / 3721-9602 / -
‘Vida UFSC’: nova série de vídeos retrata o cotidiano na universidade
Publicado em 04/12/2018 às 14:14A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é constituída e estruturada por pessoas. Técnicos, docentes, estudantes e funcionários terceirizados que dedicam parte significativa de suas vidas ao desenvolvimento e fortalecimento da instituição.
O Projeto Vida UFSC, desenvolvido pela Agência de Comunicação da UFSC (Agecom), nasceu com o propósito de demonstrar um pouco da construção coletiva da Universidade: o cotidiano, a rotina, o trabalho e a percepção das pessoas que compõem a comunidade universitária.
O objetivo é retratar um pouco da realidade cotidiana desse ecossistema educacional dinâmico e pulsante, cuja soma de esforços gera resultados para toda a sociedade.
Os vídeos podem ser acessados nas mídias sociais da UFSC e serão lançados quinzenalmente.
Conheça o Mauro Coelho, que trabalha há 34 anos na Imprensa Universitária:
-
Curso capacita segunda turma de Agentes de Comunicação da UFSC
Publicado em 03/12/2018 às 15:13O curso de Agentes de Comunicação, ministrado durante três dias (28, 29 e 30 de novembro) na sala Lantana do Centro de Cultura e Eventos, foi promovido pela Seção Comunica da Agência de Comunicação da UFSC e capacitou 30 novos agentes que irão integrar o Grupo de Trabalho que atua há mais de um ano no aprimoramento dos processos de comunicação da UFSC. A capacitação foi ministrada pela servidora aposentada, Ana Carine Garcia Montero, idealizadora do projeto, e teve o apoio do coordenador e presidente do GT, Ricardo Torres.
A abertura do curso contou com a participação da diretora da Agecom, Mayra Cajueiro Warren e do chefe de gabinete da reitoria, Áureo Mafra de Moraes e de alguns agentes que já integram o grupo. Na oportunidade foram destacados o papel importante que o GT de agentes vem desempenhando e os resultados significativos que alcançou no primeiro ano de atividades. “Os agentes de comunicação estão desempenhando um trabalho de mediação e aproximação dos setores que é fundamental para aprimorarmos os resultados alcançados pela Agecom”, destacou a diretora.
Continue a leitura » » -
Felicidade e gratidão compuseram a cerimônia aos 130 aposentados da UFSC
Publicado em 29/11/2018 às 13:05O momento era de emoção. Nos olhos brilhantes e nos sorrisos largos foi possível presenciar que uma nova fase se iniciava. De março a novembro de 2018, 130 servidores técnico-administrativos e docentes se aposentaram na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e, para celebrar esse conquista, a Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) realizou na tarde de quarta-feira, 28, no Auditório da Reitoria, uma cerimônia de homenagem.
Emocionada, a servidora aposentada do Departamento de Arquitetura, Vera Helena Moro Bins Ely, usou a palavra livre para falar sobre a gratidão pela universidade nestes 36 anos de trabalho. “O meu sentimento é de gratidão, pois construí uma vida aqui. Essa cerimônia é muito importante para reconhecer o trabalho e a dedicação que tivemos com essa instituição, que faz parte da minha vida e da minha família. Sou feliz com a minha aposentadoria, tenho viajado, cuidado de mim e, para 2019, vou investir na minha educação e aprender italiano. Há felicidade fora do trabalho, sejam felizes”.
O evento é realizado com o objetivo de agradecer e reconhecer a dedicação, a competência e o comprometimento dos servidores ao construírem uma universidade que é destaque no cenário nacional e internacional.
A frase ‘Sua contribuição para história da UFSC jamais será esquecida’ estava no certificado entregue aos aposentados. José Antônio do Nascimento Filho segurava o seu entre as mãos. Aos 57 anos, Nico, como é conhecido na Imprensa Universitária, se planeja para viver aquilo que almejou ainda jovem: se aposentar. “Estou fazendo o que me planejei para fazer neste momento, que é estar livre para ir ao futebol, ir à praia, viajar. Sinto pela UFSC uma grande alegria, um sentimento de prazer por ter trabalhado aqui”.
Continue a leitura » » -
Agecom apresenta nova marca da Biblioteca Universitária
Publicado em 23/11/2018 às 16:00Nesta quinta-feira, 22 de novembro, no evento em comemoração aos 50 anos da Biblioteca Universitária (BU/UFSC), a coordenadora de Design e Programação Visual da Agência de Comunicação (CDPV/Agecom), Audrey Schmitz Schveitzer, apresentou a nova marca gráfica da Biblioteca. Os servidores puderam acompanhar no auditório Elke Hering o processo de criação que tomou como base o trabalho conceitual desenvolvido pelo Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (Logo), ligado ao curso de Design da Universidade. Além disso, buscou relacionar a nova marca tanto com a anterior como com a Identidade Visual da instituição, potencializando assim a sua identificação com os servidores e os usuários do setor.
O desenvolvimento do projeto ocorreu a partir de reuniões, intercaladas com rodadas de criação, com a Comissão de Comunicação da BU e com os participantes do Logo, a fim de apresentar o andamento do projeto e trocar impressões sobre as alternativas geradas. O intuito da Agecom foi tornar o processo participativo do início ao fim.
Continue a leitura » » -
Agentes de Comunicação apresentam ‘Projeto Orgulho de Ser UFSC’ ao Reitor
Publicado em 22/11/2018 às 9:33Na terça-feira, 20 de novembro, os Agentes de Comunicação da UFSC apresentaram e realizaram a entrega do “Projeto Orgulho de ser UFSC” ao reitor Ubaldo Cesar Balthazar. O encontro ocorreu na sala de reuniões do gabinete da reitoria e contou com a participação da diretora da Agência de Comunicação da UFSC (Agecom), Mayra Cajueiro Warren e de parte dos integrantes do Grupo de Trabalho (GT) de Agentes de Comunicação.
O GT foi criado em 2017 com o objetivo de atuar nos processos setoriais de comunicação organizacional da instituição sob a coordenação da Seção de Apoio ao Sistema de Comunicação Educativa (Comunica) da Agecom. Ao longo do período de atividades o grupo de Agentes de Comunicação elaborou o “Projeto Orgulho de Ser UFSC” que reúne um diagnóstico de diferentes aspectos relacionados a comunicações organizacional da universidade, além de um conjunto de metas e estratégias que pretendem mitigar os problemas encontrados.
A partir de ações comunicacionais educativas o projeto busca aproximar, integrar e difundir informações que subsidiem a construção e o desenvolvimento do conhecimento na universidade. Conforme o reitor Ubaldo Cesar Balthazar, o projeto é bem vindo e está alinhado às expectativas da gestão da UFSC. “Esse é um projeto de longo prazo que exige persistência e trabalho contínuo”, destacou.
Continue a leitura » » -
UFSC recebe Prêmio IMPAR 2018 como marca mais lembrada no Estado e na Grande Florianópolis
Publicado em 21/11/2018 às 13:30A diretora da Agecom, Mayra Cajueiro Warren, representou a UFSC durante a premiação. (Foto: Divulgação)
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu duas premiações como a marca mais lembrada na categoria Faculdade ou Universidade no Estado de Santa Catarina e na Grande Florianópolis. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu nesta terça-feira, 20 de novembro, na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis.
Esta foi a 11ª edição da Pesquisa IMPAR (Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional). Realizada pela RICTV/ Record TV e o Ibope Inteligência, o estudo reconhece as marcas de maior prestígio nas categorias Estadual, Grande Florianópolis e Destaque Catarinense.
O Grupo RIC fez a entrega dos certificados para as empresas vencedoras na pesquisa. A UFSC, representada pela diretora da Agência de Comunicação (Agecom) Mayra Cajueiro Warren, recebeu o prêmio como marca estadual e da Grande Florianópolis, na categoria “Faculdade ou Universidade”.
Continue a leitura » »