Agência de Comunicação da UFSC
  • UFSC perde reitor comprometido com a política pública de comunicação

    Publicado em 03/10/2017 às 17:37

    A Agência de Comunicação da UFSC, ao resgatar sua política pública de comunicação, pauta sua atuação profissional em cima de valores como autonomia, comprometimento, cooperação, equidade, ética e transparência e pluralismo. Trata-se de uma receita que voltou a ser implementada a partir de maio de 2016 após quatro anos de estagnação.

    Foi justamente com o início da nova gestão, liderada pelo reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo e pela vice-reitora Alacoque Erdmann, eleitos em novembro de 2015, que a Agecom voltou a recuperar esses valores, o status de direção administrativa que lhe havia sido retirado e o locus que lhe era devido na divulgação institucional da universidade.

    Um valor em especial, o da autonomia, tinha importância estratégica para Cancellier, porque não significava que as pautas jornalísticas tinham que ficar atreladas ao Gabinete do Reitor, mas sim à instituição, à UFSC. Com experiência nas lidas diárias do jornalismo, repórter e editor que foi, levava muito a sério um princípio básico do Jornalismo, o do contraditório: contar os dois lados de uma mesma história.
    Continue a leitura » »


  • TV UFSC: 25 anos Agecom é pauta no ‘Ciência Notícia’

    Publicado em 12/09/2017 às 9:06

    O programa Ciência Notícia, produzido pela TV UFSC, entrevistou no dia 6 de setembro de 2017 os atual diretor da Agecom, Artemio Reinaldo de Souza, e os ex-diretores Laudelino José Sardá e Moacir Loth.

    Confira a entrevista:

    Continue a leitura » »


  • Agecom promove curso que capacita agentes comunicadores na UFSC

    Publicado em 28/08/2017 às 15:55

    Aberto nesta terça-feira, 29 de agosto, na UFSC, o curso “Agentes de Comunicação”, promovido pela Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC. O curso, ministrado em três dias, tem como proposta principal ações comunicacionais educativas.

    Segundo o reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, presente na abertura, ações como essa fortalecem o relacionamento externo e interno da instituição, contribuem para respaldar uma política pública de comunicação e ajudam a solidificar a imagem e a identidade da UFSC junto à sociedade. “A Agecom por si só, mesmo com uma equipe bem estruturada e com profissionais qualificados, não consegue dar conta da complexidade que é divulgar uma universidade do tamanho da UFSC. Daí a importância da participação dos agentes de comunicação, cada um contribuindo à sua maneira para dar mais capilaridade ao processo comunicativo”.

    Já a pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp), Carla Búrigo, ressaltou a iniciativa não só pela importância do aprendizado resultante do curso, mas também como mais uma estratégia de capacitação profissional. “O curso vai permitir que todos os setores da UFSC possam receber e contribuir com os processos comunicativos institucionais”.
    Continue a leitura » »


  • Agecom realiza primeira pesquisa para propor ações educomunicativas na UFSC

    Publicado em 23/08/2017 às 9:31

    A Agência de Comunicação da UFSC, através da Seção Comunica, está realizando a primeira etapa da pesquisa de opinião “Competência midiática organizacional”, cujos resultados vão servir para propor ações educomunicativas na Universidade Federal de Santa Catarina.

    Ana e Artêmio, da Agecom. Foto: Henrique Almeida/Diretor de Fotografia da Agecom/UFSC

    “A competência em organizações é frequentemente abordada por estudos e publicações da administração e ciências sociais. Já o construto ‘competência midiática’ está mais ligado à educação e comunicação”, diz Ana Carine García Montero, coordenadora da pesquisa e chefe da Seção Comunica. “Ela reúne conhecimentos, habilidades, valores que as pessoas devem possuir para comunicar-se por, com e pelos meios tecnológicos”, afirma.

    O questionário foi construído tomando como base o modelo que Joan Ferrés, Ignacio Aguaded e mais de 50 especialistas de diversos países validaram para conhecer o nível de competência midiática dos cidadãos espanhóis.

    Para o diretor da Agecom, Artêmio Reinaldo de Souza, esse é apenas um pequeno passo no propósito de melhorar a comunicação que é realizada na UFSC, sendo necessário que cada pessoa faça a sua parte, participando da pesquisa e preenchendo o questionário disponível no sistema Collecta.

    Acesse os questionários aqui:

    Docentes

    Técnicos-Administrativos em Educação

    Estudantes de graduação

    Estudantes de pós-graduação

    Mais informações: ana.montero@ufsc.br

     


  • Agecom participa em Natal de encontro de gestores da comunicação

    Publicado em 15/08/2017 às 11:37

    De 17 a 19 de agosto, a Universidade Feral do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, sediará o 2º Encontro do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais. No primeiro dia do evento, às 17h, a Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC fará a exposição do case “Elaboração e implantação da Política Institucional de Comunicação”.
    Continue a leitura » »


  • Pesquisa de opinião sobre comunicação midiática na UFSC

    Publicado em 15/08/2017 às 11:33

    A Agência de Comunicação da UFSC, por meio da Seção Comunica, promove no mês de agosto a pesquisa de opinião “Competência Midiática Organizacional”. Trata-se de um estudo que quer conhecer os hábitos de consumo da informação, a capacidade de compreender e produzir mensagens midiáticas que estudantes, docentes e técnicos da UFSC têm em seu poder.

    Portanto, a ideia do estudo é conhecer melhor a competência midiática dos grupos organizacionais no propósito de propor ações educativas se for necessário. Para contribuir basta responder o questionário, que ficará disponível até o dia 26 de agosto, no link do seu perfil.
    Continue a leitura » »


  • Agecom completa 25 anos com homenagens a ex-colaboradores e exposição fotográfica

    Publicado em 21/06/2017 às 12:40

    A Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC comemorou nesta segunda-feira, 19 de junho, os seus 25 anos de criação. A programação contou com entrega de placas a servidores técnico-administrativos da agência na ativa e aposentados com mais 25 anos de trabalho dedicados ao setor, além de homenagens especiais in memoriam e uma exposição fotográfica no Hall da Reitoria.

    Confira as fotos da cerimônia:
    Continue a leitura » »


  • Evento celebra os 25 anos de criação da Agecom nesta segunda

    Publicado em 16/06/2017 às 12:30

    A Agência de Comunicação da UFSC (Agecom) promove nesta segunda-feira, dia 19 de junho, às 16h, no auditório da Reitoria um evento comemorativo aos seus 25 anos de criação. A programação prevê homenagem aos trabalhadores mais antigos e uma exposição fotográfica no hall da Reitoria.


  • Agecom 25 anos: pluralidade de vozes ratificada no quarto quinquênio (2008 a 2012)

    Publicado em 16/06/2017 às 12:00

    O quarto quinquênio da história da Agecom foi marcado por notícias boas e outras nem tanto veiculadas pelo JU, com pluralidade de vozes, como qualquer publicação que se preze e que cumpra com o papel de informar ao seu público. Entre outros acontecimentos, as páginas do periódico anunciaram a interiorização da Universidade; comemoraram os 50 anos da UFSC; celebraram os avanços das pesquisas com células-tronco; noticiaram o início das obras do Centro de Engenharias da Mobilidade, no campus Joinville; e marcaram presença nas edições da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex). A equipe da Agecom deseja uma leitura agradável e uma boa viagem pelas notícias das últimas edições.
    Continue a leitura » »


  • Agecom 25 anos: personagens que escreveram a história da comunicação da UFSC

    Publicado em 13/06/2017 às 13:27

    Jornalista Moacir Loth, 36 anos na UFSC. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

    Anos 70. Não é o início da comunicação na UFSC, mas uma década com mudanças significativas nesta área. Nesse período, a figura do jornalista surgiu na Assessoria de Imprensa ligada ao Gabinete da Reitoria. O Jornal Universitário (JU) começou a ser produzido em 1978. A primeira turma do Curso de Jornalismo iniciou as aulas em março de 1979.

    As notícias eram boas e foram os primeiros passos para a estruturação do Jornalismo na UFSC, seja no campo acadêmico ou no profissional. Também em 1979 o jovem repórter de 21 anos, Moacir Loth, ingressou na UFSC, onde ficou por 36 anos. Protagonizou avanços e testemunhou recuos e foi, sem dúvida, o personagem que por mais tempo esteve nos bastidores dessa história à frente dos processos de comunicação da universidade.
    Continue a leitura » »