Felicidade e gratidão compuseram a cerimônia aos 130 aposentados da UFSC

29/11/2018 13:05

O momento era de emoção. Nos olhos brilhantes e nos sorrisos largos foi possível presenciar que uma nova fase se iniciava. De março a novembro de 2018, 130 servidores técnico-administrativos e docentes se aposentaram na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e, para celebrar esse conquista, a Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) realizou na tarde de quarta-feira, 28, no Auditório da Reitoria, uma cerimônia de homenagem.

Emocionada, a servidora aposentada do Departamento de Arquitetura, Vera Helena Moro Bins Ely, usou a palavra livre para falar sobre a gratidão pela universidade nestes 36 anos de trabalho. “O meu sentimento é de gratidão, pois construí uma vida aqui. Essa cerimônia é muito importante para reconhecer o trabalho e a dedicação que tivemos com essa instituição, que faz parte da minha vida e da minha família. Sou feliz com a minha aposentadoria, tenho viajado, cuidado de mim e, para 2019, vou investir na minha educação e aprender italiano. Há felicidade fora do trabalho, sejam felizes”.

O evento é realizado com o objetivo de agradecer e reconhecer a dedicação, a competência e o comprometimento dos servidores ao construírem uma universidade que é destaque no cenário nacional e internacional.

A frase ‘Sua contribuição para história da UFSC jamais será esquecida’ estava no certificado entregue aos aposentados. José Antônio do Nascimento Filho segurava o seu entre as mãos. Aos 57 anos, Nico, como é conhecido na Imprensa Universitária, se planeja para viver aquilo que almejou ainda jovem: se aposentar. “Estou fazendo o que me planejei para fazer neste momento, que é estar livre para ir ao futebol, ir à praia, viajar. Sinto pela UFSC uma grande alegria, um sentimento de prazer por ter trabalhado aqui”.

Ana Carine García Montero, que atou na Agência de Comunicação (Agecom/UFSC) por 34 anos, está aposentada há três meses, mas continua desenvolvendo atividades na universidade, como a pesquisa que analisa a competência midiática da comunidade universitária e o curso de capacitação para formar Agentes de Comunicação para atuarem nos setores universitários. “Não parei de trabalhar com os projetos que tenho com a Agecom, pois é muito difícil cortar um vínculo de 34 anos. Construímos muitas coisas do zero e isso faz com que você se apegue à universidade, aos colegas, é uma história de vida que está aqui”, revela ela.

A celebração desse momento em um evento promovido pela UFSC foi muito esperado por Monteiro. “É um momento ímpar, muito importante, porque ao mesmo tempo em que é importante ser acolhido quando você entra na universidade, também é fundamental essa despedida coletiva, é um marco, porque estamos saindo, mas o coração continua aqui”.

O ambiente de trabalho foi abordado como uma segunda casa aos servidores, um espaço de acolhimento e diálogo, pela reitora em exercício Alacoque Lorenzini Erdmann. Para ela a aposentadoria pode ser um momento para buscar a interação, cultivar o coleguismo e os grupos de diálogo, realizar atividades no campo da amizade. “Voltem sempre, estejam aqui, façam atividades, convivam com os nossos jovens, tenham qualidade de vida por meio de estratégias para viver a vida e o mundo. Está nas mãos de vocês construírem o seu futuro, por isso, sejam felizes e tenham na UFSC um espaço para superar desafios e viverem com a melhor idade”.

A pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Carla Búrigo, enfatizou a importância de cada um dos aposentados para a construção da história da universidade. “São 130 histórias que perpassam pela universidade e que materializam o que essa instituição é hoje. Saibam que essa casa será sempre de vocês. Então, gostaria de externar o nosso sentimento de gratidão à história de cada um vivenciada e constituída para deixar essa universidade como é: de excelência nacional e internacional. Voltem sempre, essa casa é de vocês”.

A diretora do Departamento de Administração de Pessoal, Nádia Zunino, aproveitou o momento para reforçar que a aposentadoria é um novo ciclo que começa. “Essa cerimônia busca expressar, a cada um de vocês, a nossa admiração. Sabemos que a separação do dia a dia do ambiente de trabalho é difícil, mas pensem em vocês a partir de agora, curtam os seus familiares, passeiem, vivam com intensidade tudo o que a vida tem para oferecer. E deixo um recado: venham até a UFSC, façam o recadastramento anual, mantenham os seus dados pessoais e residenciais em dia. Isso é importante para que o DAP possa entrar em contato com vocês quando necessário”.

Participaram da cerimônia, ainda, Taíse Coelho, coordenadora de Aposentadoria, Pensão e Exoneração, e Clesi Marchesan, representando a Associação dos Aposentados e Pensionistas da UFSC (Apopen).

A Agecom parabeniza e agradece a todos os servidores que dedicaram anos da sua vida para a construção de uma universidade plural, pública e gratuita, em especial ao ex-diretor da Agecom e colega ímpar, Artemio Reinaldo de Souza, que também se aposentou este ano.

Nicole Trevisol / Jornalista da Agecom / UFSC

*Fotos: Henrique Almeida e Mayra Cajueiro / Agecom / UFSC

Tags: aposentadoriaaposentadoria UFSCaposentados UFSCcerimonia de aposentadoriaProdegespufsc