Divulga UFSC comemora uma década

05/09/2022 09:40

O estudante de Jornalismo Natan Balthazar e o servidor Paulo Liedtke, idealizador e editor do Divulga, fazem parte da equipe que produz e envia a newsletter diariamente

Em 2022, o Divulga UFSC completa dez anos de circulação. Com sua primeira edição em junho de 2012, atualmente se aproxima de duas mil publicações. A milésima edição foi comemorada em dezembro de 2017. A newsletter chega diariamente a quase 75 mil destinatários.

Trata-se de um boletim diário de notícias encaminhado para listas de e-mails destinadas à comunidade universitária e externa, como ex-alunos. Foi criado como uma evolução dos informativos utilizados anteriormente, tais como o Calendário Mensal de Atividades (formato impresso) e o Semana UFSC.

A milésima edição contou com a terceira revisão visual do informativo, utilizada atualmente. O novo formato foi feito a partir do feedback do próprio público, por meio de pesquisa, com o intuito de facilitar a leitura e a organização. Além da revisão do layout, a política editorial também foi atualizada na mesma ocasião.

Anualmente, a equipe do Divulga UFSC recebe em média 4,5 mil pedidos de divulgação, que resultam em mais de 200 edições ao ano, enviadas diariamente. Em 2019, a “Pesquisa de Avaliação do Informativo Divulga UFSC” constatou que 88,6% dos leitores acompanham as notícias da Universidade pela newslettersendo que 57,9% dos usuários acessam diariamente.

O idealizador e editor do Divulga, Paulo Liedtke, explica que a proposta original foi transformar em newsletter as dezenas de mensagens diariamente recebidas por e-mail, para assim “oferecer ao público uma síntese informativa do cotidiano da universidade”. Para o Secretário de Comunicação da UFSC, Samuel Lima, “o Divulga se converteu na principal referência de comunicação interna do universo de informações da universidade”.

Ricardo Torres, diretor da Agência de Comunicação (Agecom), afirma que “o mais importante é a consolidação e relevância que este canal de comunicação alcançou dentro das estratégias de comunicação da Universidade”. Aponta também que “a ferramenta ainda tem muito a proporcionar, e a Agecom acredita muito nesse potencial”.

Segundo Camila Collato, Coordenadora de Comunicação Organizacional e Novas Mídias (CCONM) da Agecom, “o marco de uma década é possível graças ao envolvimento não apenas da equipe responsável, mas também dos leitores e de toda a Agência de Comunicação, em uma relação de parceria e reconhecimento da importância desse veículo”.

Gabriel Martins, que trabalha com o Divulga desde 2020, diz que “em um mundo com excesso de informações, muitas delas falsas, o Divulga assegura que a Universidade faça chegar informação de qualidade de forma prática e democrática”.

Em comemoração à futura edição 2000, a comunidade universitária será convidada para participar da celebração através de depoimentos.

Para receber o Divulga UFSC basta se cadastrar. Pedidos de divulgação podem ser encaminhados pelo formulário eletrônico ou pelo e-mail divulga@contato.ufsc.br.

Natan Balthazar, estagiário de jornalismo, equipe do Divulga UFSC/Agecom

Fotos: Ítalo Padilha/Agecom