Divulga chega a sua milésima edição e alcança 70 mil destinatários
O informativo Divulga UFSC chega neste dia 14 de dezembro a sua milésima edição. Produzido pela Agecom, a newsletter alcança diariamente cerca de 70 mil destinatários da comunidade universitária e externa, imprensa e ex-alunos. É editado basicamente a partir das notícias publicadas no portal de notícias da UFSC e pedidos de divulgação enviados para o e-mail.
O Divulga UFSC, respaldado na Política Pública de Comunicação, foi criado em junho de 2012 com o objetivo de implantar um boletim diário com informações de interesse da comunidade universitária. O serviço visa a aperfeiçoar o uso do recurso anteriormente restrito ao envio de mensagens para as listas, pois, ao mesmo tempo em que reduz o número de mensagens enviadas diariamente, permite utilizar a linguagem jornalística na edição de notícias voltadas principalmente ao público interno.
Este trabalho deriva do serviço originalmente prestado pelo Núcleo de Processamento de Dados (NPD) – atual SeTIC –, que consistia no redirecionamento de e-mails para as listas da Universidade. Com a implantação do Divulga UFSC, a Agecom passou a agrupar as mensagens em um único informativo, utilizando um canal de comunicação mais dinâmico, homogêneo e atrativo ao público em geral.
Segundo Paulo Liedtke, idealizador e editor do informativo, o Divulga surgiu após um diagnóstico elaborado por uma equipe de transição para a Reitoria, que entrevistou mais de 30 profissionais de comunicação: “Na época, percebeu-se a necessidade de ampliar a comunicação interna. A newsletter, então, foi criada com o objetivo de informar diariamente a comunidade universitária e externa sobre os principais acontecimentos na UFSC”.
O primeiro editor do Divulga, Artemio Reinaldo de Souza, atual diretor da Agecom, considera que este trabalho “é mais do que emblemático para a sedimentação da imagem e da identidade da universidade”.
Baseado nos valores que orientam o trabalho da equipe da Agecom, o Divulga UFSC coloca em prática os princípios normativos da comunicação pública, prestando informações voltadas para a cidadania.
A política editorial foi atualizada para esta edição comemorativa. A equipe agradece a contribuição de todos os integrantes da comunidade da UFSC que auxiliam na divulgação institucional, enviando diariamente pedidos de divulgação para a Agecom e prestigiando o informativo.
Edição: Gabriel Martins/Agecom